Um programa feito em áudio para a internet, com propósito de divulgar informações e conteúdos interessantes. Isso é um podcast, formato que cresce a cada ano no Brasil e que pode ser feito com um celular, um notebook e bons assuntos.
Atualmente, muitas empresas apostam na ferramenta como um canal para clínicas, hospitais e profissionais da saúde, pela simplicidade e interatividade com os usuários. Os podcasts podem ser feitos com realização de entrevistas, debates, reprodução de textos grandes em áudio e criação de audiolivros como material didático, semelhante aos e-books.
Crescimento dos Podcasts
Um levantamento feito em maio de 2019 pelo IBOPE aponta que quatro a cada dez brasileiros com acesso à internet já ouviram um podcast. Além disso, o consumo de conteúdo neste formato cresceu 67% em 2019, de acordo com pesquisa da plataforma Deezer, uma das mais usadas na área. Esses e outros dados podem ser vistos na publicação do IAB Brasil.
Os números mostram possibilidade de crescimento e são importantes para o marketing em saúde. Afinal, produzir um bom podcast e divulgá-lo de forma interessante para seus pacientes e sociedade gera engajamento e visibilidade. Os podcasts na área da saúde auxiliam na construção da autoridade do profissional em sua especialidade.
Fácil Produção e Consumo
Assuntos interessantes e praticidade: essas são as principais características dos podcasts. Por isso, têm conquistado presença cada vez maior na rotina dos brasileiros. Ninguém precisa parar o que está fazendo para escutá-los. As pessoas podem acompanhar enquanto fazem um trabalho, dirigem seu carro ou caminham na rua.
Além de fácil consumo, a gravação é muito mais simples do que se imagina, poucos são os recursos necessários. Para podcasts individuais, um computador ou celular com gravador de voz é o suficiente, já naqueles com mais de um interlocutor, um microfone e plataformas como Skype podem ser utilizados.
Conteúdo dos Podcasts para a Saúde
Clínicas, hospitais e profissionais da saúde podem utilizar os podcasts para transmitir informações relevantes ao seu público-alvo. É o mesmo princípio do Marketing de Conteúdo, estratégia de marketing digital para a área da saúde, mas tendo o podcast como canal.
Uma ideia interessante é comentar sobre questões factuais relacionadas à saúde. Muitas vezes, a mídia explora assuntos até mesmo de forma equivocada. Assim, levar esclarecimentos e complementar as informações é um bom caminho. Da mesma forma, abordar temas relacionados às principais dúvidas dos pacientes, dicas de prevenção e tantos outros assuntos da sua especialidade rendem bons podcasts.
Os programas podem ser individuais ou com mais participantes. A composição de apresentadores pode variar de acordo com o tema e pode envolver diferentes especialistas.
A seguir, abordamos alguns tipos e aplicações de podcasts para a área da saúde.
Tipos de Podcasts
Podcast Individual
O podcast individual é o formato mais fácil de ser feito em relação à estrutura e equipamentos. No entanto, exige grande conhecimento do profissional sobre o assunto. Mais do que isso, é preciso jogo de cintura para se manter falando seguidamente sem que o programa se torne maçante.
O podcast individual pode ser usado no marketing em saúde para a reprodução de audiolivros, textos e e-books. Pode, também, ser utilizado para apresentar seu ponto de vista sobre determinada questão em saúde, esclarecer dúvidas, entre tantas outras opções de temas relacionadas à sua especialidade.
Podcast de Entrevista
Os podcasts podem ser realizados também no formato de entrevistas. Para maior assertividade, as perguntas devem ser definidas em um roteiro, antes do programa. No entanto, não precisam ser seguidas à risca. Aliás, essa é uma proposta do podcast: informalidade.
É importante que o entrevistado tenha domínio do assunto e o apresentador esteja com as informações bem estudadas. Um bom podcast de entrevista é também aquele onde a troca de ideias ocorre de forma natural. Assim, novas perguntas aparecem de acordo com as respostas do convidado.
Um dos pontos positivos desse formato é sua divulgação. As edições do podcast são divulgadas tanto para as redes sociais do apresentador, quanto dos entrevistados.
Assim, em um podcast na área da saúde em formato de entrevista, é interessante reunir profissionais de especialidades complementares, por exemplo. A divulgação nas redes sociais de ambos auxilia a conquistar maior audiência e visibilidade.
Painel
O podcast em painel é semelhante ao formato de entrevista, mas com a adição de pelo menos mais um entrevistado. É interessante usar o painel para produzir um programa que traga contrapontos do mesmo assunto, pois rende bons debates, desde que bem mediados.
Esse formato depende de melhores equipamentos para que os áudios dos entrevistados não estejam discrepantes. Além disso, requer domínio do apresentador, que precisa de experiência para cuidar com a quantidade de perguntas para cada convidado e participar do debate de forma inteligente.
Planejamento do Podcast
Criar um podcast requer planejamento, assim como qualquer outra ação de marketing em saúde. É necessário entender suas personas e planejar bem o conteúdo, construir um calendário que garanta certa periodicidade de publicação e convidar entrevistados que tragam um diferencial.
Reforçamos aqui a importância do conteúdo: qualidade e linguagem acessível. As pessoas buscam respostas às suas principais dúvidas em saúde. Use sua experiência no atendimento aos pacientes para identificar as dúvidas mais comuns, assim como os esclarecimentos que precisam ser fornecidos. Utilize uma linguagem acessível, que favoreça a compreensão.
SantéCast
A Santé criou o primeiro podcast sobre marketing digital para a saúde de Santa Catarina, o SantéCast. Nele, o objetivo é debater assuntos relacionados ao Marketing em Saúde, com convidados de diversas áreas, em entrevistas exclusivas. Confira como fazemos nosso programa!
SantéCast no Spotify:
SantéCast no Youtube:
http://bit.ly/youtube-sante-mkt-saude
Se você tem interesse em ações de marketing como o podcast na área da saúde, acompanhe nosso Blog! Periodicamente, publicamos muitos conteúdos para auxiliar profissionais, clínicas e hospitais a atuarem com marketing na saúde. Conte com a gente!
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