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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

5 Dicas práticas para fazer um podcast em saúde

Nós já mostramos aqui no blog da Santé como o podcast pode ser utilizado nas estratégias de marketing digital em saúde. Tendência que ganha cada vez mais destaque, os programas em áudio podem ser acessados e consumidos a qualquer momento. Justamente por possibilitar a execução de atividades paralelas, conquistam o público e merecem atenção de quem se comunica nas redes sociais.

Ficou interessado em ter um podcast para chamar de seu, mas ainda não sabe como executar essa tarefa? Para te ajudar, separamos 5 dicas práticas para você fazer um bom podcast na sua área. Boa leitura!

#1 Defina um tema para o seu podcast

Vamos supor que você é nutricionista e quer começar a fazer seu podcast. Serão abordados temas gerais em nutrição? Você irá falar de uma dieta específica – a low carb, por exemplo? Ou seu foco é nutrição para atletas?

Tudo isso precisa ser pensado antes da execução dos programas. Para tomar essa decisão, além de levar em consideração quem é o seu público e o que eles querem ver em seu perfil, é importante ter claro quais são os seus objetivos. Assim, avalie o que você pretende através do podcast. Atrair mais pacientes para a clínica, se estabelecer como autoridade no assunto, informar sobre questões básicas da sua profissão etc. 

Esse planejamento é o que te dará mais segurança na hora de evoluir no passo a passo de criação do podcast.

#2 Escolha o formato dos programas

Os três principais tipos de podcasts são individual, entrevista e painel. Você precisa avaliar as características de cada um para decidir qual se enquadra mais no seu perfil. No entanto, lembre-se também de considerar os recursos disponíveis para a produção do programa.

Podcasts individuais têm como vantagem a facilidade em relação à estrutura, mas exigem cuidado para que o programa não se torne maçante. Os podcasts de entrevista e em formato de painel são bons porque agregam mais pessoas à conversa. Porém, dependem de melhores equipamentos para a gravação não ficar em má qualidade. Ou seja: em cada situação existem prós e contras que precisam ser analisados.

É importante ressaltar que não há motivo para o seu podcast ter um formato engessado. É possível ter um programa em formato individual e, eventualmente, contar com a participação de convidados.

#3 Monte um roteiro para cada programa

A partir dos temas e formatos definidos, é hora de montar o roteiro. Mesmo que você seja especialista no assunto, é importante montar uma estrutura para o programa para que ele fique mais fluido e agradável de ouvir.

Quando falamos, tendemos a ser mais informais e a repetir mais as palavras. Escrever o que será dito é uma forma de evitar essas repetições, cacofonias e eventuais vícios de linguagens. Além disso, é primordial evitar “éééé”, “hmmm” e outras pausas ao longo da gravação.

#4 Invista em equipamentos de qualidade

Além de temas interessantes e carisma do apresentador, um bom podcast demanda uma boa qualidade de áudio. Afinal, não adianta todo o planejamento se, quando o programa for ao ar, seu público não conseguir te ouvir. Invista em um bom microfone para que o áudio seja captado corretamente. Além disso, grave em ambientes silenciosos, longe de ruídos que possam atrapalhar o material. 

#5 Compartilhe o seu podcast com a maior quantidade de pessoas possível

Invista na divulgação do seu programa! Compartilhe nas redes sociais, dispare em grupos de mensagens, peça para outras pessoas divulgarem também. Complementar o que é dito no podcast com postagens em redes sociais e blogs é uma excelente maneira de chamar atenção para o seu material.

 

Por fim, vale lembrar que algumas regrinhas básicas do marketing em saúde continuam valendo. As resoluções sobre publicidade do seu Conselho de Ética devem ser respeitadas. Além disso, o programa deve atender aos interesses do seu público-alvo e, claro, a linguagem (principalmente por se tratar de um recurso em áudio) deve ser acessível.

Fazer um bom podcast exige dedicação, mas os resultados do trabalho são excelentes. Se você quer começar a executar essa ou outras estratégias de marketing digital em saúde, entre em contato conosco e saiba como podemos alavancar sua visibilidade.

 

Mitos sobre mídias sociais

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