Muitos brasileiros que trabalham na Saúde continuam relutantes em utilizar o marketing nas redes sociais e em criar um perfil profissional para impulsionar suas clínicas, consultórios e carreiras. A reticência vem, muitas vezes, do medo de ferir alguma norma estabelecida pelos códigos de ética. No entanto, esse posicionamento não se justifica. É possível, e totalmente recomendável, obedecer os códigos de ética das profissões da Saúde. Afinal. servem como orientação para realizar o marketing de forma responsável e eficaz. Mesmo assim, é possível manter um perfil profissional nas redes sociais dentro da ética.
Necessidade de Posicionamento
A tradição e a falta de preparo das universidades para o novo mercado também geram desconfiança. Vivemos uma revolução tecnológica digital e a formação acadêmica dos profissionais da saúde nem sempre acompanhou essa nova forma de comunicação. Assim, não prepararam seus alunos para o que está acontecendo – e para o que está por vir. Da mesma forma, somente agora vemos uma movimentação dos conselhos profissionais na tentativa de contemplar o novo cenário. Afinal, hoje é preciso orientar os profissionais como podem – e devem – se posicionar no meio digital e gerenciar um perfil profissional na internet e redes sociais.
Em sua maioria, as ferramentas que hoje utilizamos quase sem pensar e que tornaram-se indispensáveis para nossas vidas não existiam há 15 anos atrás. Celulares, redes sociais e aplicativos mudaram a nossa forma de comunicação. Além disso, transformaram a relação entre os profissionais da saúde e seus pacientes.
Hoje, estima-se que 94,4% dos brasileiros que tem acesso a internet busquem informações de saúde na internet. Muitos visitam pelo menos um perfil profissional da saúde por dia. Os dados são da pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizada pela empresa Minha Vida, desenvolvedora de produtos digitais relacionados à Saúde. Este levantamento escutou 3.800 pessoas e mostra que 78,3% dos entrevistados fazem as pesquisas antes e depois das consultas. A prática é maior entre os jovens, que parecem não ficar 100% satisfeitos com as informações passadas pelos profissionais. Assim, a maioria das buscas de saúde na internet feitas por eles acontecem após as consultas.
Perfil Profissional nas Redes
A Interactive Advertising Bureau (IAB), estima que o setor de Marketing Digital deve manter um crescimento de DOIS DÍGITOS nos próximos anos. Mercados maduros, como Inglaterra e Estados Unidos, demonstram que o digital conquista mais espaço no orçamento das empresas, especialmente nas menores, como clínicas e consultórios. E isso é fácil de entender. Com o Marketing Digital, é possível medir de forma exata onde e como o dinheiro é investido – e qual o retorno para cada investimento (ROI).
Atualmente, o alcance das redes sociais e a popularização da internet móvel não podem ser ignorados. Mesmo que o profissional da saúde seja avesso às ações em mídias sociais e não participe de nenhuma delas, a maioria das pessoas que precisam realizar algum tratamento ou consulta procuram por isso – querem informações que podem interferir diretamente em suas vidas. Hoje, existem sites dedicados exclusivamente à procura e avaliação de profissionais da saúde. As pessoas querem saber mais sobre as suas qualificações, sobre a sua forma de atendimento. Mais do que isso, querem ter referências e fundamentar as indicações que recebem de amigos e parentes, na internet.
Neste contexto, criar um perfil profissional, ganhar visibilidade e, ao mesmo tempo, proteger a sua reputação não é tarefa simples. No entanto, é fundamental. Afinal, é através do seu perfil que muitos pacientes irão lhe conhecer e que os antigos manterão contato. É através dele que você irá posicionar a sua imagem.
Com as novas abordagens de Marketing Digital – como o Marketing de Conteúdo – isso pode ser feito de forma eficiente e ética. As redes sociais são uma alternativa poderosa e barata de posicionar o seu nome no mercado. Uma alternativa interessante, especialmente para consultórios, clínicas e hospitais.
Visibilidade Expressiva nas Redes Sociais
Abaixo, separamos alguns dados que vão lhe ajudar a entender o tamanho deste fenômeno:
Em 2019, o Facebook completou 15 anos com 2,3 bilhões de usuários e esse número só cresceu desde então. No terceiro trimestre de 2019, a receita líquida da rede social foi de 6,09 bilhões de dólares. O montante representou um aumento de ganhos de 19% para os acionistas em relação ao mesmo período de 2018. Um dado importante: a publicidade para celulares representou 94% do total lucrado pelo Facebook com propaganda.
O Instagram também segue crescendo de forma vertiginosa. Mais de 1 bilhão de usuários utilizam a rede mensalmente e pelo menos 500 milhões o acessam todos os dias. São 60 milhões de novas fotos entrando na rede todos os dias. Além disso, o Instagram anunciou que os usuários estão assistindo mais vídeos no aplicativo. O crescimento foi de 80% no ano de 2018. Além disso, pelo menos 40% dos usuários da rede postam Stories diariamente.
Além do “Face” e do “Insta”, podemos citar o WhatsApp, que também alcançou os seguintes números:
- 1,6 bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo;
- 55 bilhões de mensagens enviadas por dia;
- 4,5 bilhões de fotos compartilhadas por dia;
- 1 bilhão de vídeos compartilhados por dia;
- 250 milhões de pessoas usam a função Status por dia.
Não fique de fora desta revolução. Procure já uma consultoria de marketing especializada na área da saúde e aproveite todas as vantagens que um perfil profissional no mundo digital pode trazer. A Santé possui mais de 15 anos de experiência em Marketing Digital para a saúde. Converse com os nossos profissionais e ganhe visibilidade dentro da ética.