Ícone do site Santé – Marketing em Saúde

O que mudou com a nova resolução de publicidade médica?

nova resolução de publicidade médica

Que o marketing em saúde é uma ferramenta crucial para profissionais e instituições da área médica, nós já sabemos. No entanto, ele traz consigo responsabilidades éticas e legais que não podem ser ignoradas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) desempenha um papel fundamental nesse contexto, garantindo que o marketing de saúde seja feito de maneira ética e responsável, e nós devemos sempre estar atentos às diretrizes e regras estabelecidas. Por isso hoje trazemos novidades!

O CFM modernizou as regras de publicidade no âmbito da saúde, tornando-as mais condizentes com o momento tecnológico que estamos vivendo. Segundo a nova Resolução CFM nº 2.333/23, com texto redigido pelo conselheiro federal Emmanuel Fortes, a maior mudança está no uso de imagens de pacientes e na divulgação de preços, e do famoso “antes e depois” para fins educativos, oferecendo mais liberdade ao médico para mostrar o seu trabalho e seus serviços, mas ainda assim obedecendo as regras e preceitos éticos.

A mudança também afeta a divulgação dos trabalhos médicos em redes sociais e permite a publicidade de equipamentos presentes no local de trabalho e realização de campanhas promocionais.

Nova resolução de publicidade médica: principais mudanças

Uso de imagens e filmagens 

Outros meios de publicidade

Relação com a imprensa

Informações necessárias

Qualificações do médico

Algumas proibições

Quando essas mudanças passarão a valer?

Os médicos terão 180 dias para se adaptar ao novo regramento, até 11 de março de 2024. 

Lembre-se: todas essas mudanças ainda devem seguir fielmente os preceitos éticos estabelecidos ao exercício da medicina. Por isso, use-os com sabedoria!

Interessado em saber mais sobre as ações de marketing para médicos depois da nova resolução do CFM? Nós, da Santé, podemos te auxiliar! Entre em contato conosco e conte com a nossa ajuda!

Sair da versão mobile