Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing Médico em Tempos de Crise

O cenário econômico assusta: aumento do desemprego, queda no poder de compra e aumento de preços. Sem dinheiro, muitos pacientes estão cancelando convênios médicos. Pensam duas vezes antes de marcar alguma consulta ou tratamento médico em tempos de crise. Acabam adiando cuidados fundamentais para a sua saúde – o que pode ser perigoso.

Da mesma forma, muitas clínicas e consultórios também colocam o pé no freio e cortam investimentos importantes. Entra-se num ciclo no qual nem o paciente procura o serviço médico e nem o profissional da saúde mostra a importância do trabalho que faz.

As consequências costumam surgir no médio prazo e podem perdurar até mesmo depois da recessão. Planejar, adaptar e fortalecer aspectos do Marketing Médico em tempos de crise é a solução. Como diz Philip Kotler, americano considerado o maior especialista em Marketing do mundo:

Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos – Philip Kotler

Oportunidades, lucro, conquistar e manter pacientes. Mais a frente falaremos de Marketing Digital, uma das estratégias mais eficazes para transformar estas palavras em resultados concretos. Pode ser realizado com um investimento financeiro muito menor do que o das campanhas tradicionais. Por isso, é ideal para momentos de crise. Antes, porém, propomos uma reflexão. Como mencionamos nesse post, pesquisas indicam as maneiras como o mercado da área da saúde tem investido em marketing.

Cortes x Ajustes

Percebemos que, quando o número de consultas cai significativamente, o senso comum leva ao corte de custos. Investimentos em marketing e em outras ações de comunicação costumam ser eliminadas de forma generalizada. Só que esse corte pode representar um grave erro de administração.

Reduzir custos em tempos de crise é uma decisão sensata. Entretanto, deixar de sustentar a sua marca pode colocar em risco o futuro da clínica. Pode fazer com que você e a sua instituição percam o posicionamento que trabalharam tanto para conquistar no mercado. Abre brechas para que instituições concorrentes identifiquem a oportunidade e ocupem o seu espaço. Por isso, em vez da palavra CORTE, devemos trabalhar com o conceito de AJUSTES.

Em tempos de crise o paciente precisa, mais do que nunca, estar bem informado e convencido sobre as reais necessidades de tratamento. Precisa confiar no profissional da saúde e perceber o valor da intervenção médica para o seu futuro. E esse é o papel estratégico do Marketing.

Toda empresa precisa entender a mudança na psicologia e nos hábitos do consumidor. Com as clínicas e consultórios não é diferente. Acompanhamos médicos que, em vez de cortes, ajustam o orçamento à nova realidade. Desenvolvem estratégias e linhas de serviço em resposta às alterações na demanda. Esses profissionais obtêm mais chances de prosperar — tanto durante quanto depois da crise.

Mais eficiente e lucrativo do que cortar investimentos de Marketing de forma indiscriminada, é facilitar o acesso dos pacientes às informações dos seus produtos e serviços. Reforçar a confiança das pessoas na sua credibilidade. Tornar-se uma referência na área em que atua.

É preciso lembrar também que manter os clientes é mais barato do que conquistar novos. Assim, em tempos de crise, seus pacientes fiéis são uma importante fonte de caixa, manutenção e crescimento sustentável. Para mantê-los por perto, o Marketing não é opcional: é um investimento em relacionamento e fidelização, e com ótimo retorno.

O marketing digital é um recurso capaz de auxiliar o médico em tempos de crise. Em geral, já oferece inúmeras vantagens ao marketing tradicional. Em momentos em que a possibilidade de investimentos é mais escassa, sua contribuição se torna ainda mais evidente. Auxilia a fidelizar os pacientes e a atrair novos clientes com investimentos menores e facilmente mensuráveis.

Marketing médico em tempos de crise

Para administrar o investimento em marketing médico em tempos de crise, os profissionais da saúde devem avaliar todas as oportunidades disponíveis. Devem alocar recursos de forma inteligente e equilibrar o orçamento. É preciso ter consciência de que, mesmo com menos poder aquisitivo, os pacientes possuem necessidades e precisam ser atendidos. Se você não se destacar da concorrência e oferecer uma solução, certamente outro profissional o fará.

O marketing digital apresenta custos menores do que as estratégias tradicionais de Marketing e Publicidade. Com estratégias eficazes e resultados facilmente mensuráveis, é a alternativa mais segura para médicos em tempos de crise.

O Marketing Digital utiliza todas as ferramentas disponíveis na internet para potencializar a imagem do profissional como autoridade em sua área. Blogs, Google, Facebook, Instagram e Linkedin são apenas alguns dos instrumentos que, se bem utilizados, podem gerar ótimos retornos. Algumas vantagens de trabalhar marketing digital para médicos em tempos de crise são:

  • Fácil de medir: Através das plataformas digitais é possível ver de forma instantânea quais ações estão alcançando melhores resultados e quais alterações são necessárias para melhorar a performance. É possível comparar campanhas e obter previsões de faturamento. Investir torna-se muito mais seguro.
  • Segmentação do público: com o Marketing Digital é possível criar campanhas e direcioná-las para cada perfil de paciente. As opções de segmentação são inúmeras: idade, sexo, região são as mais básicas. Com isso o relacionamento – tanto com pacientes antigos quanto com pacientes em potencial – fica muito mais efetivo. O número de atendimentos, logicamente, tende a subir.
  • Conteúdo de qualidade: Uma das vertentes do Marketing Digital é o marketing de conteúdo. Com essa estratégia, você oferece conteúdos específicos para perfil de pessoa com base na sua jornada de decisão. Trata-se de um estudo minucioso sobre os processos pelos quais os pacientes passam antes, durante e depois da consulta. Com um conteúdo de qualidade, a imagem do profissional se fortalece com autoridade na sua área (ao contrário do que acontece nas campanhas comerciais).

Muitos profissionais cortam os investimentos em Marketing médico em tempos de crise. Como vimos, essa decisão pode representar um erro grave e um problema no futuro. Com planejamento e ajustes, é possível usar a crise a seu favor e destacar-se da concorrência. Se precisar de ajuda, conte conosco!

 

CTA Marketing Digital na Saúde-01
CTA-Ebook-Guia-do-Marketing-para-Clínicas-e-Hospitais
Checklist-para-fazer-um-Blog-de-Saúde (2)
Mitos sobre mídias sociais
checklist-e-mail-marketing-na-saude

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo