Embora seja uma ótima forma de conquistar novos clientes e estreitar os laços com os mais antigos, o marketing sazonal é ainda uma estratégia pouco explorada. Ainda mais se a empresa em questão for do ramo da saúde, como uma clínica ou hospital.
Mas existem sim algumas maneiras de inserir o marketing sazonal nas suas estratégias e ter bons resultados com ele. Se você não sabe como, continue lendo esse post que nós te contamos como.
O que é marketing sazonal?
O marketing sazonal é uma estratégia que foca em determinadas épocas do ano para atrair clientes e fidelizar clientes. Por exemplo, perfumarias e floriculturas que investem em comunicação e/ou promoções no dia das mães e dos namorados.
Há quem ache que não é possível adaptar essa essa técnica para a área da saúde. E não só é possível, bem como vai te ajudar a se manter relevante ao longo do ano inteiro.
Como a sazonalidade pode afetar os negócios?
Vamos começar com um exemplo bem simples. Uma loja de fantasias dificilmente tem uma boa vendagem ao longo de um ano inteiro. É provável que a maior lucratividade fique concentrada em datas como o Carnaval ou o Halloween. Essa mesma lógica vale para, por exemplo, artigos natalinos.
Essa sazonalidade não deve afetar a área da saúde, uma vez que o recomendado é que as pessoas procurem seus médicos para check ups anualmente, independente da época.
Cada pessoa procura a clínica ou hospital de sua preferência de acordo com sua necessidade ou seguindo a organização de sua rotina pessoal. Porém, sabendo que a maioria dos indivíduos podem acabar negligenciando essas idas regulares ao médico, é preciso relembrá-los da importância.
E é aí que uma estratégia de marketing sazonal pode ser implementada.
Como implementar o marketing sazonal em saúde?
Esse método pode ser pensado de duas maneiras: online e/ou offline. E você pode escolher se deseja investir mais em uma ou em outra e, até mesmo, considerar se implementar ambas as frentes juntas não será mais efetivo para você.
Tenha em mente que campanhas offline, geralmente, tendem a alcançar um público mais velho e que talvez já seja seu paciente. Por exemplo, folders distribuídos na sua clínica, só irão alcançar quem já tenha lhe procurado por atendimento. Entretanto, se você os distribuir em uma rua movimentada, o resultado pode ser bem diferente.
Esses retornos serão divergentes com os das redes sociais. Normalmente, o alcance estará bem mais centrado em pessoas mais jovens que não são seguidores e/ou seus pacientes.
Por isso, tenha em mente quais são os objetivos que você quer obter. Estabeleça metas concretas baseadas em um planejamento completo, com persona, jornada, entendendo quais são os obstáculos que precisam ser superados e como você deseja se posicionar perante seus clientes.
E, se você não sabe como fazer isso, aqui vão algumas das nossas dicas.
3 dicas de como implementar o marketing sazonal em saúde
Fortaleça sua imagem e presença nas redes sociais
Se você ainda não é adepto ou não está sabendo quais erros está cometendo nas suas redes sociais, essa dica é para você!
Naturalmente, os algoritmos orgânicos das redes sociais tendem a sugerir conteúdos de contas que tem constância e tem um bom engajamento de seus seguidores, pois isso dá a entender que aquele é um conteúdo relevante.
Para isso, invista em postagens explicativas, que tirem as dúvidas de pessoas comuns a respeito da própria saúde e como proceder em determinadas situações. Caixas de perguntas nos stories do Instagram, responder comentários e produzir alguns vídeos baseados em queixas e perguntas comuns de pacientes é forma efetiva de começar.
Pouco a pouco, sua conta terá o retorno esperado, desde que você saiba manter a constância e a consistência correta no que produzir.
Mas, lembre-se: cada rede social tem uma peculiaridade e atende a um público. Compreender com o algoritmo de cada uma responde às suas ações e quem são as pessoas que possuem conta nesta ou naquela rede, te dará a base necessária para trabalhar.
Aproveite datas comemorativas ou períodos específicos para criar ações
As datas comemorativas podem ser aproveitadas para vários fins, inclusive na saúde. Se você não tem tanta estrutura financeira para investir, foque em conteúdo online, por exemplo, conecte sua área de atuação com datas importantes ao longo do ano, como dia das mães ou da mulher com conteúdo ginecológico e obstétrico.
Porém, se você pode investir financeiramente, que tal organizar palestras, workshops ou uma roda de conversa a respeito de algum assunto que tenha conexão com a data?
E, se você não vê formas ou não quer associar nada a essas datas, pense em períodos que possam ser mais propícios para a divulgação. Por exemplo, durante o inverno, os otorrinolaringologistas podem produzir materiais a respeito de cuidados com a saúde da garganta e laringe, já no verão, podem falar sobre cuidados com os canais auditivos na temporada de praia/piscina.
Campanhas offline chegam onde a internet não chega
Não se esqueça daquele público que não usa internet e/ou redes sociais!
Mesmo que essa pareça ser a realidade da maioria da população ou das pessoas ao seu redor, existem muitas pessoas que não estão conectadas e elas também precisam ser alcançadas, certo?
Portanto, antes de achar que produzir folders, banners ou aqueles cartõezinhos de felicitações não funcionam ou não são necessários, pense como seus pacientes que não possuem e-mail ou redes sociais poderiam se sentir ao perceberem que você também está preocupado em falar com eles.
O acolhimento deve fazer parte do atendimento e do processo terapêutico e ações, mesmo que pequenas, podem contar pontos na hora de um paciente decidir se retornará para uma próxima consulta com você.
Como saber se minhas ações estão dando certo?
Mesmo que apresente resultados efetivos, é necessário que você entenda que o marketing não é mágica. É preciso algum tempo para que as ações comecem a ter efeito e deem os resultados desejados.
Por isso, é importante que você não desista no primeiro ou segundo mês. Esteja ciente que esse período onde as coisas parecem não estar dando certo faz parte do processo e que isso não é eterno.
Use este período para aprender como medir métricas e acompanhar quais são seus resultados a curto e médio prazo, para começar a projetar ações a longo prazo. E, se houverem dúvidas ou quiser terceirizar essa parte por qualquer que seja o motivo, conte com a Santé Consulting para te ajudar.