Ícone do site Santé – Marketing em Saúde

Marketing para consultório médico: 8 dicas valiosas

marketing para consultório

A presença digital de médicos, clínicas, hospitais e demais instituições de saúde já é imprescindível no cenário de hiperconexão em que nos encontramos. Nesse contexto, um dado da Software Advice chama atenção: 71% dos pacientes entrevistados usam avaliações online como uma maneira de selecionar um novo médico. Este dado é facilmente constatado quando observamos o poder de influência das avaliações no Google sobre estabelecimentos e profissionais. Neste artigo, apresentamos 8 dicas de marketing para consultório médico para quem deseja se posicionar adequadamente e alcançar maior visibilidade para atrair novos pacientes.

1. Defina o público-alvo

Conhecer o público-alvo que você deseja atrair é o primeiro passo para direcionar qualquer tipo de estratégia de marketing.

Primeiramente, reflita sobre seus atendimentos e sua base de pacientes. Quais são os pacientes que você desejaria ter mais? O que há em comum entre eles? Busque extrair características de idade, gênero, classe social, o que buscam, quais suas principais dificuldades e as objeções mais comuns.

A partir disso, você conseguirá definir um ou mais perfis de pacientes. Estas serão as personas para as quais você deve direcionar a sua comunicação. Dessa forma, será mais fácil transmitir uma mensagem adequada e mais eficazes para o perfil de pacientes desejado.

2. Tenha um site profissional

Um site bem projetado é um dos principais ativos de marketing para seu consultório ou clínica. As redes sociais são fundamentais para atrair novos pacientes, mas o site passa a credibilidade necessária para o agendamento de consultas ou procedimentos.

Assim, invista em um site próprio que apresente sua trajetória profissional, os serviços que oferece, assim como locais e horários de atendimento, estacionamento próximos, entre outras informações.

Além disso, vale a pena investir em fotos profissionais que mostrem um pouco do seu consultório, recursos que dispõe e de como são os seus atendimentos. As imagens irão reforçar o seu posicionamento e gerar empatia. Por fim, lembre-se de facilitar o agendamento pelos pacientes, seja por WhatsApp, telefone ou mesmo por aplicativos que integrem diretamente com a sua agenda.

Outro ponto importante é certificar de que o seu site é responsivo. Ou seja, ele deve funcionar em computadores e se adaptar perfeitamente para o uso em dispositivos móveis.

3. Utilize estratégias de SEO local

O SEO local é fundamental para que sua clínica seja encontrada nas buscas online pelos pacientes da sua região. Desse modo, o conteúdo do seu website precisa contar com palavras-chave relevantes, termos usados pelos pacientes para buscar profissionais como você e seus serviços, especialmente relacionados à localidade.

Além disso, registre sua clínica em diretórios locais e solicite avaliações dos pacientes. Isso aumentará a visibilidade nos resultados de busca e construirá uma reputação sólida.

4. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são uma excelente ferramenta de marketing para consultórios e clínicas, capaz de conectar com pacientes, compartilhar informações relevantes e promover sua clínica. 

Identifique as plataformas mais adequadas ao seu público-alvo e crie perfis profissionais. Compartilhe conteúdo informativo, como dicas de saúde, atualizações da clínica e histórias de sucesso de pacientes.

Interaja com os seguidores e responda às perguntas e comentários para criar relacionamentos duradouros. Certifique-se de seguir todos os padrões éticos nessas interações.

5. Aposte em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para estabelecer sua clínica como uma autoridade na área da saúde. Crie um blog no seu website e produza artigos, vídeos ou infográficos que abordem temas relevantes para seus pacientes.

Compartilhe informações úteis, responda a perguntas comuns e demonstre o conhecimento especializado do seu corpo clínico.

Digamos que você seja o gestor de um consultório de odontologia. Ao produzir um artigo sobre doença periodontal, por exemplo, você poderá chegar até usuários com dúvidas sobre a condição — e que fizeram uma pesquisa por esse termo no Google —, esclarecer as principais questões e recomendar a busca pelo devido atendimento médico na sua clínica. 

Além do blog, considere a criação de outros tipos de conteúdo, como e-books, guias de saúde ou newsletters. Esses recursos educativos gratuitos são uma maneira eficaz de atrair e engajar os pacientes, além de fortalecer sua credibilidade.

Solicite aos visitantes do seu website que se inscrevam para receber o conteúdo por e-mail, permitindo que você mantenha um contato regular e construa relacionamentos de longo prazo.

Essa pode ser uma estratégia de marketing eficaz e barata, quando bem planejada, em comparação aos anúncios patrocinados.

Se precisar de ajuda, conte com a Santé Consulting. Somos especialistas nesse tipo de planejamento e podemos auxiliar nessa ponte entre você e seus pacientes. 

6. Esteja ciente da ética acerca do marketing na saúde

Ao planejar e executar ações de marketing, é essencial estar por dentro das normativas que orientam as condutas na área da saúde. 

O Código de Ética Médica é o documento básico e mais conhecido, e a Resolução 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM) dá os critérios para publicidade na medicina, conceituando anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições.

Além disso, o CFM também possui um Manual de Publicidade Médica que pode ajudar nesse processo.

7. Estabeleça parcerias com outros profissionais

Estabelecer parcerias com médicos de outras especialidades ou profissionais de saúde complementares pode beneficiar sua clínica.

Ao colaborar com outros profissionais, você pode trocar indicações, realizar eventos conjuntos ou compartilhar recursos e conteúdos educativos. Essas parcerias fortalecem sua rede profissional e ampliam sua base de pacientes.

8. Acompanhe e avalie seus resultados

Quando falamos de marketing para consultório médico, de nada adianta o planejamento de ações estratégicas se a execução dessas ações não for devidamente monitorada e os resultados corretamente avaliados.

Invista em ferramentas de análise para monitorar dados como, por exemplo, o tráfego do seu site, as taxas de conversão e o engajamento nas mídias sociais. Analise os dados para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Essa análise contínua permitirá que você refine suas estratégias e otimize seus esforços de marketing. 

Nesse aspecto, a Santé Consulting também pode te ajudar com o diagnóstico, mapeamento e avaliação das suas estratégias de marketing.

Clique aqui e saiba mais sobre nossos serviços.

Sair da versão mobile