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O Marketing pode ser utilizado em todas as áreas da Saúde?

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Essa é uma das perguntas que mais ouvimos ao longo dos nossos anos de experiência. E a resposta para ela é sim, todas as áreas da saúde podem se beneficiar das estratégias de Marketing. Podemos afirmar que mesmo especialidades complexas ou muito específicas podem obter excelentes resultados. Cirurgia plástica e Dermatologia são especialidades que enchem os olhos dos pacientes e, assim, imagina-se que seja mais fácil de se obter sucesso. Porém, quando bem conduzido, o Marketing de Conteúdo para a Cirurgia Cardiovascular ou para a Angiologia, por exemplo, também alcança seu propósito.

Para compreender melhor como isso funciona, é preciso ter em mente que o Marketing vai muito além da mera publicidade. Especialmente na Saúde, o enfoque deve ser diferente. Deve partir da oferta de conhecimento à comunidade, ajudar as pessoas. É com esse ideal que a comunicação é feita, e a partir disso que a imagem do profissional ganha valor.

A Importância do Planejamento

Hoje, uma das principais estratégias do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing). Este tipo de Marketing tem como base o estudo sobre a Jornada de Decisão do Paciente. Ele leva em conta todas as fases pelas quais as pessoas passam antes, durante e depois de decidirem por uma consulta ou tratamento. Desde a sua atração para a clínica ou consultório, até a retenção. Tudo com respeito à ética médica e entendendo o momento ideal de cada pessoa.

A Jornada de Decisão do Paciente é complexa, mas podemos resumi-la didaticamente em:

  1. Fase de Aprendizado e Descoberta;
  2. Fase de Reconhecimento do Problema;
  3. Fase de Consideração da Solução;
  4. Fase de Decisão (escolha pelo profissional/tratamento).

Trata-se de uma visão mais global e responsável da prática de Marketing, diferente da percepção mercantilista que muito ainda se vê por aí. Falamos aqui em foco no paciente, nas necessidades que as pessoas possuem não só no tratamento, mas também no pré e no pós atendimento. Trata-se da informação como fator gerador de credibilidade e relevância.

O que dizem os códigos de ética?

A Publicidade e o Marketing nas áreas da Saúde devem ser tratados com muita responsabilidade. O assunto é tão sério que em  2011 o Conselho Federal de Medicina publicou uma resolução específica para tratar do tema (RESOLUÇÃO CFM Nº 1.974/2011) .

No entanto, em nossa experiência, percebemos que os parâmetros estabelecidos pelos diferentes códigos de ética servem como um ótimo guia de como realizar a sua comunicação com credibilidade e segurança. As resoluções estimulam o marketing responsável, e devem ser seguidas rigorosamente.

Neste post aqui, você pode saber mais sobre o que o profissional da saúde pode e não pode fazer.  

Os códigos de ética das áreas da saúde autorizam o fornecimento de informações com o propósito de esclarecimento e educação. De acordo com os documentos, os profissionais da saúde podem prestar informações para esclarecimentos e fins educativos, preservando o decoro, tendo como base o conhecimento científico e excluindo o sensacionalismo. E é neste ponto se fundamenta o Marketing de Conteúdo.

Comunicação Personalizada

Nenhum paciente é igual ao outro. Além de estar em fases diferentes da Jornada de Decisão (um paciente interessado em conhecer um tratamento precisa de uma comunicação diferente daquele que já o realizou), existem, é claro, os diferentes perfis de pessoas.

Além do respeito à Jornada de Decisão e dos parâmetros éticos, mais uma das particularidades do Marketing de Conteúdo é a personalização. Nesta metodologia, são levantadas as características dos diferentes perfis de pacientes. Além disso, existem ferramentas capazes de auxiliar na segmentação e personalização da comunicação. Assim, é possível criar estratégias ainda mais personalizadas, de acordo com os seus objetivos e das necessidades das pessoas que você atende.   

O Marketing de Conteúdo proporciona uma troca de informações mais prazeirosa e eficiente. Em vez de “empurrar” uma consulta/tratamento, o objetivo principal é criar valor para o nome do especialista e fortalecer a sua imagem.

Redes Sociais e Blog para Áreas da Saúde

Como suporte na disseminação de informações, as mídias sociais são hoje os canais de maior alcance ao menor custo. Saber chamar a atenção dos pacientes nesse meio não é tarefa fácil. E não se pode esquecer da ética. Aqui neste material, falamos mais sobre o tema.

As redes sociais funcionam como canais para disseminar a informação. Porém, é no site ou blog onde todo o conteúdo se concentra. É lá onde os pacientes encontrarão mais informações acerca do que estão buscando, assim como saberão mais sobre o profissional da Saúde em questão. Já falamos sobre a importância de um blog na área da Saúde aqui.

No Marketing em Saúde, o caráter “mercantilista” não deve existir, mas ser trocado pela disseminação de informações relevantes ao público-alvo em todas as áreas da Saúde. Tudo sem esquecer da ética e fortalecendo o nome do profissional ou da clínica como referência no assunto.

Fique ainda mais próximo do seu paciente e esteja presente em todos os momentos da sua jornada de decisão. O Marketing de Conteúdo, responsável e ético, pode ser utilizado em todas as áreas da saúde e se tornar um grande aliado.

A Santé possui mais de 15 anos de experiência. Converse com os nossos profissionais e descubra o que o Marketing pode fazer por você.

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