A pandemia do Novo Coronavírus impactou diversos aspectos de nossas vidas. Além do receio de contrair o vírus, foi preciso se adequar à nova rotina, às novas formas de trabalhar e de conviver com as pessoas que moram conosco. Em um cenário de tantas incertezas e mudanças, uma preocupação ganha destaque: a manutenção da saúde mental durante esse período. É um contexto novo, onde até mesmo o marketing digital para psicólogos requer atenção.
A Organização Mundial da Saúde compartilhou algumas dicas para enfrentar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus. Portais de notícias e, claro, perfis nas redes sociais também voltaram as atenções para o assunto. No blog da Santé, nós sempre reforçamos como é importante que profissionais capacitados compartilhem informações de qualidade na internet. Muito mais do que investimento em Marketing, com essa ação é possível conquistar confiança do público, aumentar o engajamento com quem já é seu paciente e se estabelecer como autoridade confiável no assunto.
Neste contexto, psicólogos podem e devem estar ativos nas redes sociais nesse momento. Hoje, vamos abordar:
- Como a comunicação com o público pode ser realizada;
- Informações importantes sobre as teleconsultas na Psicologia.
Boa leitura!
Marketing Digital para Psicólogos e Covid-19
Os conteúdos sobre cuidados com a saúde mental durante a pandemia vem ganhando espaço. Inúmeras são as buscas por orientações de como lidar com sentimentos tão presentes no cenário atual, como tristeza, medo e ansiedade. Da mesma forma, as pessoas estão tendo que aprender a viver em uma realidade diferente de trabalho em casa e de organização e convivência familiar. Esses são apenas alguns exemplos de vivências que estão levando as pessoas a buscar dicas, orientações e ajuda profissional neste período.
Assim, informações de qualidade, capazes de ir ao encontro das necessidades atuais das pessoas, tornam-se cada vez mais essenciais. Seja através das redes sociais ou de um site/blog, há espaço para psicólogos se posicionarem como autoridade no assunto. É um momento oportuno para ganhar maior visibilidade, orientando e auxiliando a comunidade como um todo.
Há uma audiência ávida por conteúdos relevantes. A seguir, vamos abordar dois importantes canais digitais nesta comunicação:
#1 Redes Sociais
Facebook e Instagram são excelentes canais de comunicação com o público. Com interação e engajamento imediatos, são essenciais para a publicação de conteúdos factuais.
Nas redes sociais, é possível compartilhar reflexões sobre situações atuais e que podem gerar angústias nos seguidores, a exemplo do home office, do distanciamento social, da ansiedade de viver uma pandemia. Da mesma forma, são um espaço para conscientizar sobre a importância de ficar em casa; de chamar a atenção para conteúdos que podem ser irresponsáveis, como as publicações que pregam uma “onda de produtividade” no home office; e de reforçar a possibilidade da realização das consultas online.
E o LinkedIn? Devo manter atualizado?
Se possível, sim. A interação com outros psicólogos também é importante. Além de manter sua imagem fortalecida, estimula uma importante troca de ideias entre os profissionais da área. Quem sabe você não pode contribuir para a comunicação do seu colega e ele para a sua?
#2 Blog Posts
Um blog tem papel fundamental no marketing digital para psicólogos e para qualquer outra área de atuação. Os blogs são responsáveis por auxiliar o site a conquistar um bom posicionamento nos resultados de buscas realizadas no Google, por diferentes termos de pesquisa. Isso faz com que seu site seja encontrado por termos diferentes do seu nome ou do nome da sua clínica. Por exemplo: psicólogo no Centro, consultório de psicologia, tratamento para ansiedade, e tantos outros.
Além disso, as publicações no blog são ótimas para aprofundar e detalhar conteúdos relevantes para suas personas. No blog, é possível explicar em mais detalhes o assunto abordado nas redes sociais. Manter uma regularidade de novos conteúdos cria uma audiência e auxilia na construção de sua autoridade digital.
Atendimento Psicológico Online
A prestação de serviços online por parte dos psicólogos é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018. Durante a pandemia da Covid-19, o CFP atendeu as recomendações da Organização Mundial da Saúde e autorizou seus profissionais a realizarem atendimento online sem confirmação de cadastro no e-Psi, no mês de abril.
Dessa forma, o atendimento online pode ser abordado em suas redes sociais e em seu blog. Nas redes sociais, você pode anunciar que está realizando essa modalidade de atendimento e comentar a importância dessa prática durante o período de distanciamento social. No blog, é possível avançar no assunto e explicar como o atendimento é realizado, assim como aprofundar os benefícios do atendimento em diferentes situações.
Vale lembrar que, apesar de ser realizado nos meios digitais, o atendimento psicológico online segue as mesmas regras do atendimento presencial em relação ao sigilo profissional – paciente. As ações de marketing digital para psicólogos também devem seguir as regras do CFP.
Saúde mental é sempre um assunto delicado. Em um cenário atípico, é natural que esse tema precise ser ainda mais explorado, sem tabus e com muita responsabilidade. Psicólogos têm um papel fundamental para amenizar sofrimentos e orientar os pacientes. Se você é profissional da área e gostaria de investir em marketing de conteúdo, entre em contato conosco. Temos experiência em marketing digital para psicólogos e podemos lhe ajudar!