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Marketing de Relacionamento para clínicas

marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma ótima estratégia para as clínicas interessadas em  iniciar e fortalecer o vínculo com os pacientes.

Um dos principais motivos se dá pelo fato de o paciente se sentir acolhido e valorizado. Basta observar como é o comportamento das pessoas em estabelecimentos de saúde em que a estratégia é utilizada.

Dificilmente as pessoas se sentem como apenas mais um paciente a ser atendido. Pelo contrário, elas realmente sentem que têm importância, porque o profissional de saúde está gentilmente conversando com elas, mesmo quando não necessitam de um atendimento em saúde. Ou seja, o marketing de relacionamento não só contribui, como faz parte da comunicação humanizada.

E não é só para os pacientes ou com eles que a estratégia funciona. O marketing de relacionamento também pode ser posto em prática com colaboradores e com profissionais de outras áreas, como aqueles que costumam encaminhar pacientes para a clínica. É uma forma de fazer com que também se sintam valorizados e se tornem fiéis.

Portanto, o marketing de relacionamento nas clínicas também é efetivo para que as pessoas se tornem promotoras do estabelecimento e recomendem para familiares, amigos e colegas de trabalho. Os resultados podem ser surpreendentes. 

Dicas para um bom Marketing de Relacionamento na Clínica

Engajar a equipe da clínica

O marketing de relacionamento requer uma equipe de atendimento engajada. De nada adianta escrever um e-mail marketing amigável ou ser empático nas redes sociais se, ao chegar na clínica, a pessoa encontrar um atendimento completamente diferente daquela imagem que lhe foi transmitida.

As expectativas precisam ser mantidas ou, mais do que isso, superadas. Assim, para que o marketing de relacionamento da clínica funcione, todo o time precisa estar engajado para colocá-lo em prática.

Até porque, nunca se sabe qual será o primeiro ponto de contato do paciente com a clínica. Pode ser uma rede social, o WhatsApp, o site, o telefone ou o e-mail. Qualquer que seja, o atendimento precisa ser receptivo desde o primeiro contato e continuar assim durante a prestação do atendimento. E, para que as pessoas se mantenham fiéis, têm de ser bem atendidas no decorrer de toda a sua experiência como paciente.

Para conseguir esse bom atendimento, talvez valha investir em um treinamento de atendimento humanizado. Ao menos para alguém que possa ser um facilitador para a execução do marketing de relacionamento dentro da clínica, quando a equipe for composta por muitos colaboradores.

Manter o cadastro de pacientes atualizado

A partir do momento em que um paciente chega à clínica, é importante coletar dados que permitirão o relacionamento digital:

Todas essas informações são essenciais para realizar um bom marketing de relacionamento. Com elas, é possível elaborar e executar uma estratégia realmente efetiva.

Primeiro, porque em toda a comunicação a pessoa será chamada pelo nome, o que torna o relacionamento mais pessoal. Segundo, porque ampliam-se as formas de contato com o paciente, inclusive de acordo com a sua preferência.

Atualmente, muitas pessoas usam o WhatsApp como o principal meio de contato. O aplicativo de envio de mensagens, áudios e vídeos pode ser uma boa ferramenta para disseminar conteúdos úteis e estabelecer um relacionamento mais próximo.

Tomemos como exemplo uma nutricionista cujos pacientes participam de um grupo com interesse em ganhar massa magra. A profissional pode gravar um áudio rápido todas as manhãs com dicas do que pode fazer parte do cardápio naquele dia para ajudar no objetivo. É algo rápido, relativamente fácil e que não requer muita produção.

E, assim como essa, várias outras ideias podem ser colocadas em prática, desde que os pacientes aprovem. Aliás, um cuidado importante no marketing de relacionamento é não invadir a privacidade das pessoas.

Não focar apenas no agendamento de consultas

Outro cuidado importante no marketing de relacionamento é não ter como único objetivo fazer com que ele agende uma consulta, um procedimento, um exame. Essa estratégia de marketing vai muito além disso. Trabalha quase que com o desinteresse.

Por que afirmamos isso? Por que, hoje, a informação está muito acessível. Assim, quando querem algo, as pessoas vão atrás, vão buscar ativamente por isso. Dessa forma, a oferta insistente de algo pode gerar o resultado oposto do esperado: o descadastro e o desengajamento.

Por isso, as mensagens devem considerar o perfil do paciente, seus interesses e, ainda, sua jornada no processo de decisão. O conteúdo precisa ser relevante para quem lê, para que, de fato, a ação fidelize.

Dando continuidade ao exemplo da nutricionista, poderia fazer parte da estratégia de relacionamento com os pacientes o envio de e-mails como este:

Olá, Beatriz!

Hoje eu estava me lembrando de nossa última consulta. Recordo que você tinha dúvidas sobre os melhores horários para se alimentar. Viu que saiu uma pesquisa sobre isso?

Aqui está os que os pesquisadores descobriram [inserir o link para pesquisa].

É um conteúdo bem interessante e, se quiser conversar mais a respeito, é só você me escrever.

Abraço,

[incluir assinatura]

Relacionamento com Pacientes: mais informação e engajamento

Essa forma de disponibilizar conteúdos, seja por Whatsapp, email, blog ou redes sociais, faz com que o paciente chegue mais informado e preparado para a consulta, já que muitas dúvidas podem ser previamente esclarecidas. E tem um bônus. Como é o próprio profissional de saúde que está compartilhando a informação, passa muita credibilidade ao paciente.  Ao invés de pesquisar na internet, o paciente pode afirmar “eu vim porque vi que você falou sobre os melhores horários para se alimentar e eu estou precisando muito de orientação”.

Quer saber mais sobre como o marketing de relacionamento pode ser usado na clínica? Conte com a nossa ajuda. Estamos à disposição para colaborar para a realização das estratégias mais eficazes para você. Entre em contato conosco! 

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