É só dar uma olhada nas capas de revistas para perceber a quantidade de dietas e treinos físicos que prometem que a pessoa perderá peso rapidinho. Claro que algumas podem funcionar. Especialmente as que realmente são elaboradas por nutricionistas comprometidos eticamente com a profissão. Contudo, outras podem ser um verdadeiro desserviço para os profissionais da área de Nutrição. O que fazer, então, para combater tanta desinformação? Nossa sugestão é apostar no marketing de conteúdo para nutricionistas.
O que é o Marketing de Conteúdo
Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? É um conceito bem simples de entender. Basicamente, é uma forma de compartilhar informações de qualidade com as pessoas, utilizando a internet para isso. Afinal, a rede têm sido a principal fonte de informações para muita gente nos tempos atuais. Todo mundo que quer saber algo, recorre às buscas na internet. O marketing de conteúdo é a estratégia que permite que a pessoa encontre o que procura. Preferencialmente, em um site confiável. Ou seja, no site de um nutricionista, quando a pesquisa for relacionada a algum tema de domínio desse profissional.
No entanto, para que a busca cesse nesse site, um bom conteúdo precisa estar publicado no blog. E esse conteúdo depende de informações do nutricionista para ser produzido e publicado. Ou, de o profissional encontrar uma agência de marketing em saúde para apoiar de forma ética e eficaz a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Marketing de Conteúdo para Nutricionistas: por onde iniciar
Existe um universo imenso de assuntos que podem ser abordados em uma estratégia de marketing de conteúdo para nutricionistas. Ao mesmo tempo em que isso é ótimo, também pode ser pouco produtivo, pela intenção de escrever sobre tudo. E, ao querer atingir todo mundo, existe a possibilidade de não se conseguir atingir o público desejado.
Portanto, a primeira dica para iniciar a estratégia de marketing de conteúdo na Nutrição é ter foco naquilo que você faz de melhor ou naquilo pelo o que deseja ser reconhecido. É para esse público que você deve direcionar os esforços.
Assim, aí vai a segunda dica: conheça quem é o seu público. Saber quem são as pessoas que estão interessadas em consumir as informações que você tem a compartilhar é essencial para que a estratégia de marketing de conteúdo dê certo. Principalmente porque, assim, você saberá quais são as dúvidas e curiosidades que elas têm. É bem mais assertivo escrever textos com base nesse conhecimento. Dessa forma, poderá produzir textos que irão chamar a atenção e realmente serão úteis para a sua audiência.
É por isso que você deve construir as suas personas. Elas são a representação das pessoas que você deseja atrair para o seu consultório. É quem você vai visualizar no momento em que estiver produzindo um texto. Então, caso não saiba como idealizar essa persona, use como exemplo aquele paciente que você atende e que gostaria de atender muitos outros iguais.
O que você deve saber ao criar um blog de Nutrição
A divulgação de informações relevantes para as suas personas deve ser realizada de uma forma estruturada. E a principal ferramenta para isso é um blog profissional. Geralmente, ele é uma área do site, pois as informações dos posts já ficam associadas à sua mini-biografia, endereço do consultório e contato para o agendamento de consultas.
Ao criar um site ou um blog, é necessário escolher um nome e um domínio. Terceira dica: escolha o nome com cuidado, porque é a esse nome que estará associado todo o seu trabalho como nutricionista. Sendo assim, ele deve transparecer os seus valores profissionais e ser de fácil memorização e utilização. Afinal, os pacientes irão utilizar também o nome do seu blog para chegar até as suas informações, inclusive em hashtags nas redes sociais.
Muitos nutricionistas utilizam o próprio nome como domínio do blog de nutrição. Essa é uma boa estratégia, que também se aplica para o site. No entanto, você também pode utilizar termos mais buscados na internet e relacionados à sua abordagem profissional, sua localidade de atuação, etc.
O domínio pode terminar com “.com”, “.com.br”, entre outras opções existentes. Esse é outro cuidado que é preciso ter na hora de criar o site ou blog. É a quarta dica: usar o domínio e hospedagens certos!
É difícil as pessoas guardarem se os endereços de site encerram com “.com” ou “.com.br”. Por esse motivo, é importante ter os dois. Assim, de qualquer forma a pessoa interessada consegue acessar o site ou blog. Também, impede que alguém considere sua ideia tão boa ao ponto de copiá-la, apenas usando uma versão de domínio que você não teve o cuidado de registrar também.
A quinta e última dica é não economizar em alguns quesitos. Especialmente na hospedagem. É mais seguro usar uma hospedagem que seja paga. Alguns problemas, como desaparecer dos resultados de busca em função de uma migração da hospedagem gratuita para a paga, podem ser evitados com isso. Certamente vale muito mais a pena pagar a hospedagem do que correr esse risco.
Dicas Adicionais para um Blog de Nutrição
Aqui no blog da Santé já abordamos outros pontos bem importantes para desenvolver conteúdos para que tenham um bom posicionamento nos resultados do Google. Vale a pena dar uma lida e incorporar as boas práticas no desenvolvimento do seu blog e dos seus textos de Nutrição.
Da mesma forma, lembre-se também de divulgar os conteúdos do seu blog em suas redes sociais. Use as hashtags e inclua os links para os seus posts. Essa é uma excelente forma de levar mais visitantes aos seus conteúdos.
Agora que você tem as melhores dicas para iniciar um blog do zero e colocar as estratégias de marketing de conteúdo para nutricionistas em prática, é hora de arregaçar as mangas. Se precisar de ajuda para o desenvolvimento do seu site, blog ou produção de conteúdo para nutricionistas, entre em contato conosco!