Todo serviço em saúde tem uma preocupação: atender às necessidades e demandas das pessoas. Junto a isso, é preciso se preocupar com a saúde financeira do próprio estabelecimento. O faturamento da clínica deve estar sempre sob o olhar de um bom gestor. Contar com boas estratégias de marketing em Saúde contribui para a sustentabilidade financeira do negócio.
3 estratégias de marketing para gerar faturamento
1. Investir em um site com blog para a sua clínica
Um levantamento com 103 participantes feito pela Universidade da Pensilvânia no começo de 2019 mostrou que, dentre as buscas no Google relacionadas à saúde, 53% eram informações sobre hospitais. Além disso, os usuários também pesquisaram sintomas e tratamentos de doenças. Atualmente, investir em um bom site é fundamental para a divulgação da clínica e desmentir tratamentos milagrosos encontrados na internet, levando informação de qualidade à comunidade.
A página, além de informações sobre o estabelecimento, como equipe, tratamentos e exames, deve ter um blog. A seção destina-se à informações sobre prevenção de doenças, sintomas, opções de tratamento, entre outras. Dessa forma, o conteúdo colabora para que o site da clínica sempre apareça nas buscas dos usuários que recorrem ao “Dr. Google”. É informação correta e divulgação para a clínica, que pode ser a escolhida para o paciente marcar uma consulta.
2. Investir em redes sociais para aumentar o faturamento da clínica
Facebook e Instagram concentram a maior parte dos brasileiros ativos nas redes sociais, segundo o relatório Digital in 2018: The Americas. De acordo com os dados levantados pelas empresas We are Social e Hootsuite, 29% das pessoas consomem um produto por terem visto primeiro na internet.
A maioria dos sites e blogs de estabelecimentos tem suas mídias sociais linkadas na página. Essa integração é estratégica para o faturamento da clínica. Especialmente porque a indicação boca a boca da vida real ocorre de forma semelhante no Facebook e Instagram. A clínica cria uma conta, faz uma publicação sobre um determinado assunto e pessoas marcam nos comentários os colegas que precisam dessa informação. Esses passam a acompanhar a rede social do estabelecimento e continuam sendo informados pelas publicações até que, em determinado momento, agendam uma consulta.
Para que a estratégia dê certo, é preciso que haja frequência. Não adianta fazer uma publicação hoje, e só lembrar de compartilhar uma nova informação três semanas depois. Caso seja difícil manter a regularidade, a clínica pode esperar para colocar essa estratégia em prática ou contratar um agência de marketing em saúde para explorar o potencial de público que há nas redes sociais.
3. Manter o cadastro no Google
O Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) é um catálogo gratuito de serviços na internet. Qualquer pessoa ou empresa pode criar um cadastro e deixar que ele sirva como vitrine. A organização cadastrada aparece como referência em buscas realizadas na plataforma por serviços relacionados.
Para entender e só simular uma pesquisa. As buscas no Google localizam os resultados comuns e, à direita, de clínicas cadastradas no Google.
Além de trazer o endereço, o horário de atendimento e ensinar como chegar pelo Google Maps, os pacientes podem fazer uma avaliação da clínica. As informações ficam visíveis a todas as pessoas que, previamente, podem consultar recomendações antes de decidir agendar a consulta.
O Perfil da Empresa no Google também permite outros tipos de interações. Entre elas, perguntas, avaliações das redes sociais e verificação de quanto tempo as pessoas costumam ficar no local. É possível obter as informações básicas necessárias, interagir com outros pacientes e com a própria clínica, sem muito investimento.
Essas são boas estratégias de marketing para crescimento e faturamento da clínica. Ao consolidá-las, você pode pensar em outras, aprimorando seu marketing em saúde. Conte conosco para lhe auxiliar nesse processo!