Atualmente, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de comunicação e está presente no cotidiano de 73% das empresas que atuam no Brasil. Entre as ferramentas que se destacam e que podem facilmente ser adaptadas à área da Saúde, o E-mail Marketing aparece como uma opção efetiva e que valoriza o relacionamento entre profissionais e pacientes. Existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mails no mundo, acessadas seis vezes por dia, em média. Além do grande alcance, o e-mail marketing permite a segmentação do público-alvo e a personalização da mensagem.
O que é E-mail Marketing
O E-mail Marketing é o quarto canal mais utilizado para encontrar conteúdos e informações, com 37% de preferência pelo público. Faz parte de uma das táticas de marketing de conteúdo mais utilizadas pelas empresas, sendo que 44,7% fazem uso das newsletters. A ferramenta facilita a comunicação direta entre as clínicas e profissionais da saúde com seus públicos, incluindo clientes, parceiros e pacientes. As mensagens não são enviadas aleatoriamente: existem diversas estratégias para se construir uma lista de e-mails de contatos qualificados e de se enviar mensagens atraentes para quem recebe.
Principais aplicações
É simples a clínica ou o profissional da área da Saúde integrar ao cadastro de informações do paciente o seu endereço de e-mail. Essa base de dados de seu consultório possui um grande potencial de comunicação e fidelização dos seus clientes, apesar de muitas vezes não ser utilizada.
Através de campanhas de E-mail Marketing é possível divulgar uma série de informações relevantes aos seus pacientes e estreitar a comunicação e o relacionamento. Novos serviços e profissionais, avisos de atendimento e retorno de consultas, pesquisa de satisfação, felicitações em datas comemorativas, newsletter, entre outros tipos de conteúdo são alguns exemplos.
Vantagens do E-mail Marketing
Diferente das ações voltadas para as redes sociais, que são direcionadas a um público mais abrangente, o E-mail Marketing interage diretamente com cada um de seus pacientes. Além disso, permite monitorar os resultados: quem leu o e-mail, quem abriu, quem clicou. Outra característica que diferencia a ferramenta é a possibilidade de ser altamente personalizada. Você pode criar uma mensagem direcionada e contextual para cada paciente que a recebe. As principais vantagens do E-Mail marketing incluem:
- Baixo custo
Produzir campanhas de E-mail Marketing tem um custo relativamente baixo em comparação a outras estratégias de divulgação como rádio, TV e materiais gráficos. A ferramenta, além de ser muito mais barata, oferece um potencial de retorno de investimento elevado, quando bem gerenciada. - Personalização
Também é possível personalizar a comunicação criando diferentes listas de acordo com o perfil das pessoas cadastradas em sua base. Essa segmentação permite enviar mensagens adequadas para cada perfil, seja por tipo de tratamento de saúde realizado, por estágio do tratamento ou qualquer outro criterio. Pode também ser aplicada à atração de novos clientes, seja informando sobre benefícios ou educando sobre algum tema. - Facilidade de Uso
É possível realizar campanhas de e-mail marketing sem dificuldades. Existem no mercado plataformas específicas, como MailChimp, e mais completas, como RD Station, que programam e automatizam o processo. - Métricas de monitoramento
Monitorar as campanhas digitais e mensurar os resultados é essencial para análise e otimização das estratégias. Através do E-mail Marketing você pode avaliar uma série de métricas, como taxas de abertura, cliques, entre tantas outras. A gestão é importante para garantir que sua estratégia de comunicação não acabe como lixo eletrônico. - Integração com redes sociais
O recurso ainda permite integrar os ícones de redes sociais dentro dos e-mails, visando o compartilhamento social. Essa ação contribui para difundir ainda mais a visibilidade das campanhas de E-Mail.
Vale lembrar que para aproveitar as vantagens do E-mail Marketing e maximizar o impacto que tem sobre as ações de Marketing Digital é preciso cautela. Estratégia, direcionamento e acompanhamento das campanhas são essenciais – e abordaremos em outro post. O uso adequado pode trazer benefícios e tornar o diferencial da sua clínica em relação aos seus concorrentes.
*Originalmente publicado em 2017 e atualizado em Fevereiro de 2021.