Conhecer as principais dicas de marketing em saúde é essencial para uma presença digital assertiva e de qualidade.
O Brasil é o país onde as buscas referentes à saúde mais aumentaram nos últimos anos. Segundo uma pesquisa do Google, 26% dos internautas brasileiros têm o site como primeira fonte de informação sobre saúde. Além disso, o Brasil lidera os rankings de participação nas redes sociais. Entre os países latino-americanos, é o que mais possui usuários neste tipo de plataforma.
Para profissionais da área da saúde, isso representa uma grande oportunidade de comunicação com o paciente. No meio digital, é possível elucidar dúvidas sobre doenças e seus tratamentos; fortalecer vínculos com seus pacientes e conquistar novos; combater a propagação de notícias falsas sobre saúde, tarefa fundamental nos dias atuais.
Os resultados da presença digital podem ser muito positivos. No entanto, as ações precisam ser bem feitas. Por isso, separamos algumas dicas de marketing em saúde que devem ser aplicadas ao seu perfil profissional ou ao perfil do hospital/clínica na qual você trabalha.
Dicas de marketing em saúde para fortalecer sua presença online
1. Conheça as diretrizes éticas do seu Conselho Profissional
Muito mais do que comunicar, é preciso comunicar de forma ética. Por isso, para começar o marketing digital em saúde, o primeiro passo é estar atualizado em relação às resoluções sobre publicidade do seu Conselho – seja ele de Medicina, Odontologia ou qualquer outra área da saúde.
Dessa forma, você evita riscos desnecessários e prejudiciais à sua imagem. Além disso, as resoluções podem sofrer alterações, o que exige constante atualização por parte do profissional. Um bom exemplo foi a flexibilização da publicidade na Odontologia por parte do CFO, que passou a autorizar a divulgação de selfies dos odontologistas com seus pacientes, além de permitir as famosas fotos “antes e depois”.
2. Invista em diferentes canais de comunicação (e nos recursos dentro deles!)
Cada rede social oferece uma oportunidade comunicativa diferente. No Instagram, por exemplo, a imagem faz toda a diferença, enquanto no LinkedIn (nossa próxima dica!), um bom texto é indispensável. Explorando mais redes sociais, você pode estabelecer vínculo com diferentes públicos e de diferentes maneiras.
Até mesmo uma única plataforma pode proporcionar diferentes formas de interação. Vamos usar o Instagram novamente como exemplo. Em uma postagem no Stories é possível ser mais descontraído e compartilhar o dia a dia, por exemplo. Outros recursos, como perguntas e enquetes também podem ser aproveitados por profissionais da saúde, como já mostramos aqui.
3. Crie um perfil no LinkedIn
Já que citamos sobre o LinkedIn na dica anterior, agora vamos explicar a sua importância para profissionais da saúde. Maior plataforma destinada a negócios atualmente, conta com pouco mais de 300 milhões de internautas brasileiros conectados.
Criar contatos com outros profissionais, fechar parcerias e ganhar visibilidade são algumas das possibilidades oferecidas pelo LinkedIn. Um bom perfil na plataforma oferece visibilidade e credibilidade ao profissional ou clínica/hospital.
Além disso, como é uma rede social com um objetivo específico – o contato profissional – você pode compartilhar informações mais aprofundadas sobre seu trabalho, como a participação em congressos da área da saúde.
4. Saiba qual é o seu público
É preciso saber com quem você deve se comunicar para alcançar seu objetivo – aumentar o volume de pacientes, criar contatos profissionais, divulgar trabalhos científicos. Sabendo a quem as suas postagens deverão ser destinadas, é possível criar conteúdos específicos, definir estratégias eficazes e definir o tipo de linguagem que será adotada. Para isso, o melhor caminho é definir as personas.
5. Use uma linguagem adequada no marketing em saúde
Agora que você conhece seu público, é hora de ajustar a linguagem que será usada nas redes sociais.
Se o seu objetivo é atrair pessoas ao seu consultório/clínica ou fidelizar pacientes, não há motivos para usar termos técnicos e rebuscados. Para uma comunicação assertiva, a sua linguagem deve ser acessível.
Quando falamos em linguagem acessível não estamos nos referindo a gírias ou erros de português. O que reforçamos é a importância de um conteúdo que seja atrativo e de fácil entendimento ao seu público. Os seguidores devem estar interessados no conteúdo e os pacientes devem chegar bem informados ao consultório/hospital.
6. Produza um conteúdo humanizado
Humanização no marketing não é apenas um conceito abstrato. É a preocupação em produzir um conteúdo com empatia, ética e emoção.
Para isso, é essencial estabelecer uma conexão com os seguidores. Compartilhar a rotina é uma forma de fazer isso. Hospitais podem postar fotos das ações que são realizadas com os colaboradores; profissionais que atuam em clínicas/consultórios podem mostrar como é o dia a dia do trabalho no local; é possível também fazer vídeos curtos para comentar algum tema atual em sua área de especialidade.
Todas essas pequenas atitudes marcam o seguidor e atraem novos pacientes – que chegarão ao hospital ou consultório muito mais seguros, com a sensação de que já conhecem o local ou o profissional que irá atendê-los.
Dica Extra de Marketing em Saúde: não esqueça do básico!
Além das dicas citadas acima, é imprescindível estar atento ao básico do marketing de conteúdo. Para que as suas ações sejam realmente eficazes, elas devem estar baseadas na jornada de compra e decisão do paciente. É preciso mapear as personas e usar as palavras-chave adequadas nas suas publicações. Nós já mostramos todo esse passo a passo aqui no blog.
Aplicar todas essas dicas de marketing em saúde na prática é muito mais simples quando você conta com uma agência especializada no assunto. A Santé pode lhe ajudar a consolidar a sua imagem no mundo digital como autoridade em sua área! Entre em contato conosco e saiba mais.