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Como responder mensagens nas redes sociais

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O número de pessoas que trocam informações e mensagens nas redes sociais cresce a cada dia. De acordo com o próprio Facebook, mais de 102 milhões de brasileiros possuem um perfil ativo no site. Já no Instagram, são quase 40 milhões. Saber se comunicar com essa fatia expressiva da população é requisito básico para os profissionais da saúde que desejam ganhar destaque em suas áreas.

“As redes sociais são uma ótima ferramenta para atrair pacientes, estreitar o relacionamento com os mais antigos, conquistar maior visibilidade e construir uma imagem de autoridade na área em que atua, perante os colegas de profissão e a  sociedade”.

Acreditamos que produzir conteúdo de qualidade e saber destiná-lo para o público certo é o básico que devemos fazer para ter sucesso nas redes sociais. Para isso, utilizamos as estratégias mais modernas de Marketing. No entanto, estar presente nas redes também exige interação. O profissional precisa estar aberto e preparado para saber responder a todos os tipos de mensagens nas redes sociais. Abaixo, nós falaremos um pouco mais sobre isso.

O profissional da saúde nas redes sociais

O profissional da saúde precisa enxergar o seu perfil digital como uma extensão da sua clínica e do seu consultório. Isso serve para as questões estéticas do que posta, para o padrão de qualidade dos textos que publica e, é claro, para o seu comportamento na interação com os pacientes. É preciso ter em mente que, uma vez na internet, o profissional da saúde também é um formador de opinião.

Na internet, a interação entre o profissional da saúde e o público deve ser no sentido de prestar esclarecimentos gerais e orientações sobre cuidados, prevenção e qualidade de vida.

Há, no entanto, uma diferença significativa entre o consultório e as mensagens nas redes sociais: não é permitido realizar consultas pela internet. A regulamentação do Conselho Regional de Medicina deixa isso muito claro. Então, é preciso cautela na interação com seu público.

Outro ponto importante: a internet permite a quem visitar o seu espaço virtual um certo aspecto de anonimato. Assim, comentários infelizes e desagradáveis podem acontecer.

Dicas para Profissionais da Saúde

Para lhe ajudar nas interações com seu público digital, nossos profissionais separaram algumas dicas:

Outros Cuidados com Mensagens nas Redes Sociais:

Lidando com mensagens negativas

Se mesmo com todos estes cuidados você receber alguma crítica por mensagens nas redes sociais, é preciso continuar agindo com profissionalismo e cordialidade. Dessa forma, você irá mostrar para as pessoas que o seguem que está atento não só aos elogios, mas que também atende aqueles que, de alguma forma, não ficaram satisfeitos com algo.

Se a crítica for direcionada à algum serviço ou atendimento profissional, ofereça – também de forma pública – um telefone ou e-mail para comunicação personalizada. Mostre que está disposto a corrigir a eventual falha. Transforme um episódio negativo em uma oportunidade positiva.

Caso tenha mais dúvidas sobre como deve ser o comportamento profissional em relação às mensagens nas redes sociais, conte conosco. A Santé é especialista em Marketing para a Saúde.

 

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