Principal plataforma online de vídeos, o YouTube tem um alcance, atualmente, de 98 milhões de brasileiros. Entre 2015 e 2017, conquistou 35 milhões de novos usuários – crescimento de 54% em apenas dois anos. O destaque não vai apenas para o consumo. No Brasil, produtores de conteúdos chegam aos 50 milhões de inscritos e ultrapassam 25 bilhões de visualizações.
Além disso, o YouTube já não se limita a vídeos de música. Conteúdos sobre games, gastronomia e estilo de vida são destaque nas buscas. Diante desse cenário, é claro que conteúdos sobre Saúde não ficariam de fora.
De acordo com o Google, a cada 20 pesquisas realizadas pelos usuários diariamente, pelo menos uma é para esclarecer alguma dúvida sobre saúde. Em muitos casos, a pesquisa na internet vem antes do agendamento da consulta.
O interesse das pessoas em buscar informação é muito positivo. Mas, essa informação tem de ser de qualidade. Por isso, médicos que planejam ter o próprio canal no YouTube precisam saber que tipo de conteúdo pode ser compartilhado e como fazer para divulgá-lo.
Por que produzir conteúdos para o YouTube?
#1 Transmitir informação segura e de qualidade
Em julho deste ano, o YouTube anunciou mudanças em seus algoritmos com o objetivo de reduzir a publicação de conteúdos sensacionalistas ou exagerados sobre saúde. A medida foi tomada, principalmente, para barrar vídeos com temática antivacina.
Além da ação da plataforma para dar fim às fake news em saúde, uma maneira de combater a desinformação é a criação de conteúdo de qualidade. O público irá recorrer ao seu canal para tirar dúvidas e, assim, evita cair em conteúdos falsos.
Além de informar, você atrairá mais pacientes para o seu consultório. Dedicar-se a compartilhar informação de qualidade, relevante, faz parte da rotina dos profissionais que já perceberam a importância do Marketing em Saúde.
#2 Aproximação com o público
Sua imagem ficará totalmente ligada às suas dicas e ensinamentos, o que garantirá ainda mais credibilidade.
Como o audiovisual permite que o público assista ao médico falar, a sensação de proximidade é intensificada. Assim, na primeira consulta, os pacientes chegarão ao consultório mais à vontade, com a sensação de que já o conhecem.
Além disso, como muitas dúvidas foram previamente esclarecidas, eles estarão mais confiantes, informados e preparados para a consulta.
#3 Linguagem acessível
A criação de conteúdo de qualidade é uma maneira de combater notícias falsas sobre saúde. Porém, para que essa comunicação seja realmente efetiva, é essencial que a linguagem usada seja acessível a todos.
Com o vídeo, o profissional pode usar uma linguagem mais leve e acessível, fugindo do “mediquês”. Mas atenção: mesmo a linguagem oral não permite erros de português ou gírias.
Agora que já falamos sobre a importância do YouTube para a área da Saúde, confira algumas dicas que irão garantir a qualidade do seu canal.
5 Dicas para um Canal de Saúde no YouTube
Preocupe-se mais com o conteúdo do que com a forma. Sabemos que o ideal é um vídeo profissional, mas caso não seja possível, isso não inviabiliza um bom canal do YouTube.
Você mesmo pode gravar seus vídeos. Tome cuidado com alguns pontos e siga em frente:
Dica #1:
Você pode usar seu próprio celular para gravar seus vídeos. No entanto, não segure o celular na mão. O ideal é apoiá-lo em algum lugar fixo ou tripé. Além de evitar que a imagem saia tremida ou fora de ângulo, fica mais profissional.
Dica #2:
Cuidado para que o ambiente da gravação não possua muito ruído externo. Prefira gravar no consultório, antes ou depois de as consultas iniciarem, pois são momentos que costumam ser mais calmos. Se preferir, use um microfone de lapela. Há muitas opções acessíveis no mercado.
Dica #3:
Aguarde uns segundos para começar a falar e também depois de terminar de falar, para encerrar a gravação. Esses momentos podem ser editados para o vídeo ficar mais profissional.
Dica #4:
Dedique alguns minutos à checar a iluminação do ambiente. Se você ficar em frente a uma janela por causa de uma linda vista, por exemplo, sua imagem ficará escurecida. Assim, teste antes e veja como fica melhor, se com as cortinas fechadas, mais lâmpadas acesas ou gravando em outro local. Há opções de iluminação específicas para a gravação de vídeos e de fotos. Caso você tenha interesse em gravar vídeos para o seu canal com frequência, o investimento vale a pena.
Dica #5:
Preste atenção aos elementos que estão aparecendo na imagem. Objetos pessoais, foto da família, copos de café, enfim, o que você quer – e o que não quer – que apareça no seu vídeo no YouTube. Afinal, não há como saber quem estará assistindo.
Ter um canal no YouTube é uma estratégia que pode ser potencializada quando associada às outras ferramentas utilizadas pelo Marketing de Conteúdo. Uma forma de conhecê-las melhor é acompanhar o blog da Santé Marketing em Saúde. Nós também gostamos de compartilhar boas informações! 🙂
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