De acordo com a pesquisa Bupa Health Pulse, realizada pela London School of Economics, no Reino Unido, 86% dos brasileiros com acesso à internet pesquisam informações sobre Saúde. Os dados também mostram que, desde 2010, dobraram as procuras no Google por palavras relacionadas a certos tipos de doenças. Diabetes e problemas cardíacos são alguns exemplos.
Se o site de busca é, muitas vezes, considerado uma segunda opinião para quem busca informações na área da saúde, a responsabilidade do conteúdo disponibilizado neste meio só cresce – e as oportunidades também. No entanto, não basta ter um site para aparecer no Google com um bom posicionamento e atrair novos pacientes. É preciso ter um bom conteúdo, construir autoridade para, então, ganhar visibilidade.
Por que se preocupar com isso?
Conquistar um bom posicionamento no Google é essencial para ganhar visibilidade. Estar entre os primeiros resultados da busca amplia as visitas ao seu site. Isso porque os usuários tendem a acessar o primeiro resultado que o Google apresenta, logo abaixo dos anunciantes. Esse primeiro lugar obtém cerca de 36% dos cliques. O segundo lugar já fica com apenas 12,5%, e o percentual vai caindo na medida em que a posição nos resultados também cai. Estar na primeira página de resultados da busca no Google, então, é essencial. Pouquíssimas pessoas chegam à segunda página das pesquisas do site de busca.
Como aparecer no Google bem posicionado?
Em uma visão bem simplificada, podemos dizer que o Google dá prioridade aos conteúdos mais relevantes para os usuários. O que é relevante é determinado por, basicamente, três pilares: conteúdo, autoridade e arquitetura do site.
Conteúdo:
São as informações que constam no seu site. Oferecer informações relevantes ao seu público-alvo faz com que eles o encontrem, permaneçam um tempo consumindo este conteúdo e outros relacionados. Uma boa estratégia de conteúdo digital é capaz de alavancar excelentes resultados.
Autoridade:
É quanto seu site é reconhecido. Essa autoridade revela-se através da quantidade links que apontam para o seu site, pelo quanto seu site é recomendado, entre outros fatores. Uma boa estratégia de conteúdo auxilia também na construção da autoridade, pois faz com que mais pessoas comentem, compartilhem e divulguem seu conteúdo na web. Isso tudo reverte em pontos positivos para um bom posicionamento no Google.
Arquitetura do site:
A forma como o site é construído e estruturado também conta para aparecer no Google bem posicionado. Sites mais antigos utilizavam muito tecnologias como Flash, por exemplo, que o site de busca não consegue “ler”. Hoje em dia, plataformas como WordPress são mais recomendadas. Ainda, ter em mente promover uma boa experiência para o usuário é fundamental. Este é, inclusive, um entre mais de 200 fatores considerados pelo Google para um bom ranqueamento.
Existem inúmeras técnicas de SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas), responsáveis por otimizar o site e obter melhor posicionamento nos resultados de busca do Google e demais buscadores. Temos um outro post que fala mais sobre este tema: O que é SEO e porque é fundamental para a sua clínica.
Por fim, vale lembrar que a presença digital deve seguir as regras definidas pelo Conselho de cada especialidade da Saúde. Se precisar de ajuda, conte com a gente!