Criar e manter um relacionamento saudável e próspero com os pacientes pode ser uma tarefa complexa. Exige tempo, conhecimento das estratégias de marketing e do código de ética de cada profissão. Entretanto, quando é bem realizada, a comunicação entre profissionais da saúde e o público geral cria um vínculo de confiança duradouro, com ótimos resultados para ambas as partes. Pensando nisso, a equipe da Santé separou algumas dicas de email marketing, que podem ajudá-lo a se destacar.
O email Marketing é umas das ferramentas mais eficazes para alcançar resultados práticos no consultório. Possui taxa de conversão maiores do que as das redes sociais, por exemplo. Entretanto, levantamentos recentes mostram que 54% das mensagens recebidas por usuários comuns de internet são emails promocionais. Como fazer o seu email ganhar relevância entre os demais é a grande questão.
Com as dicas de email marketing abaixo você terá uma ideia de como utilizar esta estratégia com cuidado, evitando erros e valorizando a sua imagem.
1. Personalize a relação
Você já deve ter percebido: os pacientes não querem ser vistos apenas como “mais um”. Sejam provenientes de convênios ou de atendimentos particulares, as pessoas que procuram tratamentos buscam por atenção individualizada. Estão geralmente preocupadas em resolver um problema que pode interferir diretamente em suas vidas. Esperam que os profissionais da saúde dediquem o seu conhecimento às suas questões específicas. Depositam nele a sua confiança.
Nesse sentido, uma das principais dicas de email marketing é que, para manter o relacionamento, é preciso personalizá-lo. Jamais envie o mesmo email para toda a sua lista de pacientes. Em vez disso, use o Feedback que você recebe deles para dividir a sua lista em segmentos. Separe as pessoas em grupos com características em comum.
Outra dica simples, mas muito eficaz, é chamar o seu paciente pelo nome, especialmente nos emails. Utilize também o seu cadastro para enviar emails em datas importantes para ele, como aniversários e datas comemorativas da sua profissão. A relação fica mais próxima e humanizada.
2. Procure a linguagem correta
Se você possui um cadastro dos seus pacientes, com informações pessoais e histórico médico, certamente você terá condições de definir qual a linguagem mais adequada para cada público. Analise os perfis que você atende. Para certos grupos, pode ser mais interessante uma linguagem formal ou técnica. Para outros, a informalidade pode cair bem. Saber escrever os textos e direcioná-los é um dos fatores decisivos para o sucesso de uma campanha de e-mail.
3. Utilize a Jornada de Compra
Estudar e utilizar eticamente a jornada de decisão dos pacientes também está entre as dicas de email marketing fundamentais. A jornada é uma sequência de etapas pelos quais todos nós passamos antes de adquirir um produto ou serviço. Ela revela, passo a passo, as dúvidas e necessidades que cada perfil de paciente possui antes, durante e depois de optar pelo tratamento.
Conhecer a jornada de decisão ajuda a segmentar ainda mais a sua lista de pacientes. Aproxima cada vez mais a relação. Com base nela, você poderá enviar conteúdos que atendam às necessidades pontuais de cada perfil, em cada momento. Assim, você fortalece a sua imagem, evita comunicação desagradável e presta um serviço relevante ao seu público. Em nosso contato com profissionais da saúde percebemos que, quanto melhor informado um paciente, melhores os resultados dos tratamentos, maiores os números de indicação e retornos ao consultório.
4. Não lote a caixa de email do paciente
Esse é um erro bastante comum. Campanhas de email marketing regulares e bem gerenciadas podem diminuir consideravelmente o investimento financeiro e o tempo necessário para atrair pacientes. A tendência é que o retorno sobre o investimento para fidelizá-los também seja cada vez maior.
Entretanto, é preciso ficar atento para não repetir a mesma campanha sucessivamente. Pacientes não querem ser bombardeados com informações e promoções a todo tempo.
Entre as dicas de email marketing mais importantes está a criação de um cronograma para envio das mensagens. Deixe que o paciente decida quantas vezes quer receber a sua comunicação – e respeite isso. Se o paciente quer receber apenas um email por semana, mande apenas um email por semana.
5. Não esqueça do layout
Você tem poucos segundos para chamar a atenção e prender o leitor. Por isso, não adianta produzir um ótimo conteúdo se o texto for disposto de forma confusa, difícil de ler. Pense em um design agradável para os seus emails. Utilize ilustrações, fotos e gráficos. Use a criatividade e não deixe o Layout para o final.
6. Pense nos celulares
Hoje, cada vez mais as pessoas são avisadas da chegada de e-mails pelos dispositivos móveis. É neles, em telas de tamanhos variados, que muitos acabam lendo as suas mensagens. Por isso, entre as dicas de email marketing, destacamos a necessidade de pensar e programar os seus emails para tal. É fundamental contar com design responsivo, que se adapte automaticamente a qualquer tipo de tela.
Não se assuste. Felizmente, a grande maioria das ferramentas de email atuais oferecem essa tecnologia de forma bastante simples.
7. Utilize a automação com profissionalismo
A Automação de Marketing é hoje uma das grandes tendências nos mercados mais desenvolvidos. Com base na segmentação, nos fluxos e na análise dos dados, o recurso conduz a comunicação com o leitor sem demandar o trabalho manual. Proporciona economia de dinheiro e de tempo.
Porém, apesar da praticidade, não podemos deixar de lembrar nas nossas dicas de email marketing que a automação é apenas uma ferramenta. Ela precisa ser gerenciada com competência. Os parâmetros estabelecidos devem ser revistos periodicamente, por profissionais. Não deixe que os programas trabalhem sozinhos. Lembre-se: caso algo esteja programado de forma errada, você estará apenas automatizando o erro.
8. Preste atenção nos números
As ferramentas de e-mail marketing permitem que você acompanhe exatamente qual é a repercussão das suas campanhas. Com elas, é possível saber quantos emails foram abertos, quantos cliques levaram até o seu site e quantas consultas foram marcadas a partir do envio das mensagens.
Analisar todos os números, compará-los e medi-los com precisão é uma das dicas de email marketing mais relevantes. É com base nestes dados que você poderá valorizar o que deu certo e corrigir possíveis erros.
Existem várias métricas a serem consideradas e muitos outros fatores decisivos na hora de realizar uma campanha. As dicas de email marketing dão apenas uma ideia inicial do enorme poder dessa ferramenta, e de como ela deve ser utilizada. A Santé Consulting é especialista em marketing para a área da saúde. Conte com a nossa experiência!
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