Investir em ações de marketing digital e tradicional é uma excelente estratégia para profissionais da área da saúde. A junção do marketing digital com o offline já foi abordada aqui no blog e foi também tema de um dos nossos e-Books, produzido em parceria com a Revista Saúde.
Hoje, nós trazemos um nome de peso para falar sobre o assunto: Camila Renaux, consultora e especialista em Marketing Digital. Já foi eleita por duas vezes seguidas a melhor profissional de marketing do Brasil. Em nossa conversa, falamos sobre características do marketing digital e do offline, impactos dessa relação para o consumidor e quais métricas devem ser alisadas.
Boa leitura!
Principais Diferenças entre o Marketing Digital e o Offline
“O digital não é mais uma tendência. Ele migrou não só como uma plataforma, mas, até mesmo, como modelo negócio”. Para explicar o que a levou a seguir pelo caminho do marketing digital em uma época onde esse modelo ainda não era tão consolidado, Camila Renaux fez alguns apontamentos.
O primeiro foi em relação à possibilidade de medição que a estratégia online oferece. “Vou usar o outdoor como exemplo de experiência offline, da “vida real”. Nós não conseguimos medir quantas pessoas passam em frente a um outdoor e efetivamente tem vontade de consumir algo, lembram da marca ao passar por ele. No digital, isso é muito mais fácil de ser medido”, analisa. Com o passar dos anos, o marketing passou a ser orientado pela estatística e não pela intuição.
O segundo aspecto é em relação à maior acessibilidade proporcionada pelo meio digital. Ela explica: “Durante muito tempo, o marketing offline só era possível para marcas com orçamento que permitissem isso. Vamos pensar em quanto custa um anúncio de revista, ou o próprio outdoor. O que acontecia era que nós tínhamos a esmagadora parcela de marcas anunciando apenas pelo boca a boca. Quando começamos a pagar pelo click, ter sistema de leilão em tempo real, quando é possível determinar um orçamento diário por campanha nas redes sociais, nós fazemos com que um maior número de marcas possa anunciar.”
O Impacto para o Consumidor
Segundo Camila, o maior impacto que a migração do marketing offline para o online foi o empoderamento do consumidor. Hoje em dia, é possível falar diretamente o público, agradecer aos elogios, aprender com as críticas e responder as dúvidas. A dúvida, inclusive, é destacada pela consultora: “A dúvida é uma das etapas mais importantes da jornada de decisão, porque quem tem dúvida tem curiosidade e quem tem curiosidade tem interesse”.
Métricas do Dia a Dia
Em sua palestra no RD Summit 2019, Camila Renaux focou nas métricas do dia a dia. As hashtags, por exemplo, são métricas do dia a dia. É possível medir quantas pessoas chegam ao seu perfil por meio das hashtags. Como também medir a interação via stories e via feed.
Além disso, as redes sociais permitem saber os horários há maior engajamento com o público. Nesse caso, tão importante quanto saber qual é o momento em que seus seguidores estão ativos, é saber quando outros criadores de conteúdo também estão online. Assim, você pode guiar de forma mais assertiva a melhor maneira para se posicionar.
Esses são alguns exemplos de métricas que auxiliam na consolidação de estratégias.
Gostou dos conteúdos que a Camila compartilhou conosco? Você também pode ouvir a entrevista no Spotify e no Soundcloud, em nosso programa SantéCast.
Se você se interessou nas estratégias de marketing online e quer saber mais sobre estratégias voltadas para a área da saúde, entre em contato com a Santé!
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