Com a ascensão do Marketing Médico, mais do que nunca é importante entender o funcionamento do mundo digital para obter um bom posicionamento no Google. No entanto, conquistar posição de destaque nem sempre é uma tarefa simples.
Bom Posicionamento no Google
Como o principal site de buscas da atualidade está em constante transformação, é comum a atualização do seu algoritmo redefinindo os parâmetros que determinam uma boa posição nos resultados das pesquisas. Basicamente, o Google privilegia os resultados mais relevantes para seus usuários. Porém, para isso contempla a análise de uma série de fatores, como já mencionamos nesse post.
Atualmente, 94,4% dos brasileiros procuram informações de saúde na internet. Quais estratégias você utiliza para aproveitar essa oportunidade? Abaixo, selecionamos 5 dicas de como você pode promover sua imagem no mundo digital e melhorar o seu posicionamento no Google.
1. Conteúdo de valor
Para destacar sua presença no meio digital, o primeiro passo é oferecer conteúdo que realmente agregue valor para o visitante. A ideia é entregar a informação que o usuário está buscando. Para isso, algumas regrinhas como conhecer seu público-alvo, estudar sua jornada de compra e as palavras-chaves que usa nas buscas são passos essenciais.
A partir da entrega de conteúdo de valor, você começa a criar autoridade no meio digital. Mais pessoas acessando e compartilhando as informações fornecidas por você significa para o Google que seu site é relevante. Em linhas gerais (bem gerais…), assim você consegue alavancar seu posicionamento orgânico no Google.
Geralmente, os mecanismos de busca levam muito mais do que palavras chave em consideração para priorizar seu site no ranking. Se você oferece um conteúdo ruim e não consegue manter o visitante por alguns minutos em seu site, por exemplo, certamente isso não vai contribuir nada para melhorar o posicionamento no Google.
2. Otimize seu conteúdo
Depois de ter definido suas personas, jornadas de compra e palavras-chaves, busque por variações que tenham menor concorrência. Por exemplo: ao invés de usar “clareamento dental”, por exemplo, você pode usar “clareamento dental duradouro”. Uma vez definida a key word, utilize no título dos seu post, na descrição do conteúdo, além de utilizá-la de forma natural no texto. Isso melhora o SEO e lhe dará maiores possibilidades de um bom posicionamento no Google. Agora, de nada vale usar a palavra-chave sem um bom conteúdo a ela relacionado. Invista seu tempo nisso!
3.Links Internos e Externos
Seja na produção do site, como na criação de posts para o blog, é importante que os conteúdos apresentem relação. Esses são os chamados links internos. Ou seja, um assunto abordado em uma determinada oportunidade, pode ser citado em outro texto.
A técnica é simples e, apesar de não ser determinante para SEO, ajuda. A partir dos links, há uma maior possibilidade do usuário permanecer no seu site. Uma vez que uma página irá puxar a outra, o tempo de permanência e de envolvimento do usuário no site aumentam. Isso auxilia na construção de autoridade e no posicionamento no Google.
Da mesma forma, quando outros sites apontam para o seu, também conta. Isso significa que seu site tem autoridade suficiente para ser indicado por outro. Em outras palavras, que seu conteúdo realmente é relevante. Assim, uma boa estratégia de links externos apontando para seu site – e do seu para outros bons sites, conta muito.
4. Otimização de Imagens
Ao utilizar imagens no conteúdo do site e blog, use a key word no nome da imagem e no Alt Text (ou Alt Tag). Dessa maneira, o Google indexa também a sua imagem nos parâmetros de busca. É mais uma ação dentro da estratégia de SEO e que pode auxiliar a obter um melhor resultado no ranking.
Além disso, o Google tem priorizado muito a acessibilidade. Assim, descrever o que a imagem representa também é uma boa prática. Neste blog post da Santé, por exemplo, seria algo como: campo para busca do Google com a palavra “ranking” escrita e botão de busca ao lado, com dedo sobre ele, e a frase: 5 dicas para um bom posicionamento no Google. É o mesmo princípio das legendas de social posts #paracegover.
Atente também ao tamanho das imagens, pois elas podem definir a velocidade do funcionamento do seu site. O Google evita indicar sites que são lentos e demoram para carregar. Por isso, é importante compactar as imagens, para que os arquivos fiquem mais leves e abram rapidamente.
5.URL Amigável
A URL é o link da página onde será publicado seu conteúdo. Para atrair os mecanismos de busca, utilize também a palavra chave neste espaço, utilizando todas estratégias para otimização.
É importante lembrar que você deve tirar acentos, cedilha ou qualquer outro detalhe que não consiga ser lido por HTML. Os buscadores leem códigos e esses símbolos não são lidos. Quanto mais simples você deixar a leitura do Google em sua página, mais fácil será para que você consiga ficar melhor posicionado. Além disso, cuide também com o tamanho. Evite URLs muito longas.
Essas dicas irão lhe auxiliar a obter um melhor posicionamento no Google através da busca orgânica. Se você tiver pressa, vale considerar investir em anúncios. Isso porque o trabalho de SEO costuma gerar resultados a médio e longo prazos. Neste outro post aqui falamos sobre as duas formas de aparecer na primeira página do Google.
Por fim, vale lembrar que qualquer ação de marketing, digital ou tradicional, necessita seguir as regras definidas pelo Conselho de cada especialidade. Por isso, se precisar de ajuda para um bom posicionamento no Google dentro da ética da sua profissão, conte com a gente!
Para orientar médicos e outros profissionais da saúde sobre como estar nas redes sociais sem prejudicar a ética médica, preparamos um conteúdo mais aprofundado. Nele, você irá encontrar várias informações que irão lhe auxiliar a conquistar os benefícios da presença digital dentro das regras da ética médica. Confira o conteúdo gratuito: