Com certeza, você conhece ou já ouviu falar sobre o TikTok. Ele foi o aplicativo com maior número de downloads em 2020, no Brasil e no mundo, de acordo com o Digital Trends 2021, relatório da agência We Are Social e da plataforma Hootsuite. E, apesar de ser a 7ª rede social mais utilizada no Brasil, o TikTok ocupa a 4ª posição em tempo de uso. Os brasileiros passam, em média, 14 horas por mês deslizando o feed e consumindo vídeos de diferentes conteúdos, inclusive os criados por profissionais da saúde.
O app de vídeos curtos, lançado no mundo em 2017, virou uma febre. Ele se tornou muito popular entre adolescentes e jovens adultos seduzidos pelos desafios, dancinhas e o alto nível de entretenimento. Não à toa, o Tiktok virou o aplicativo mais popular durante a pandemia, atingindo públicos de outras faixas etárias. Afinal, com o isolamento e a adaptação a uma nova rotina, um pouco de diversão vai bem, não é?
Como consequência, muitas marcas e criadores de conteúdo passaram a ver o TikTok como um novo espaço para divulgar produtos e serviços e para relacionar com o público. Mas será que esse é o melhor espaço para os profissionais de saúde? Para isso, é preciso entender o potencial da rede para ser mais do que dancinhas. E também, é claro, de respeitar o que diz o código de ética de cada especialidade.
Profissionais da saúde podem utilizar o TikTok?
Não existe uma proibição clara. Desde que os profissionais da saúde mantenham uma postura ética e utilizem o Tiktok para compartilhar informações relevantes, não há com o que se preocupar. Nesse caso, aplicam-se as mesmas regras de publicidade válidas para outras mídias. Assim, não pode:
- A ausência da identificação do profissional da saúde, incluindo o registro junto ao conselho regional da categoria, assim como o da especialidade (quando houver);
- Promover técnicas que ainda não foram aprovadas pelo órgão responsável;
- Divulgar o valor ou garantir resultados como propaganda;
- Divulgar informações de forma sensacionalista;
- Quebrar o sigilo do paciente;
- Entre outros aspectos restritos a cada categoria.
E as dancinhas, podem?
Bem, falando dos médicos, alguns Conselhos Regionais de Medicina tomaram posição contra o uso do TikTok para esse fim. O CRM de Rondônia emitiu uma nota, em setembro de 2020, informando que constitui falta de ética médicos aparecerem em seus perfis profissionais nas redes em situações indecorosas, como exibindo simulações ou danças. Segundo o Conselho, assim o profissional estaria violando o artigo 9 da Resolução CFM que afirma que, nas ações de divulgação, o médico deve sempre prezar pelo decoro da profissão.
Mas vale lembrar que é possível ir além das dancinhas no TikTok. Os recursos de edição permitem fazer vídeos com dicas rápidas e desvendar mitos. Além disso, há a possibilidade de responder outros vídeos para corrigir informação errada ou ensinar um fato novo.
Vale a pena investir no TikTok na estratégia de marketing digital?
A resposta curta é sim, mas a gente explica o porquê. Acontece que essa é uma rede em ascensão. É o lugar perfeito para conversar com seu público, ainda mais se o foco for a Geração Z e os Millennials. Esses são os perfis mais ativos na plataforma e que passam muito tempo consumindo seu conteúdo.
E existe um motivo ainda mais nobre para o profissional da saúde virar um TikToker: educar os usuários. É que, assim como em toda a internet, existem muitas informações falsas ou perigosas nessa rede. Um exemplo foi o desafio de lixar os dentes com uma lixa de unha que ficou muito popular entre os usuários de lá. O objetivo era melhorar a aparência do sorriso, mas, é claro, essa ação pode prejudicar a saúde bucal.
Nesse caso, o que você acha que seria melhor? Um dentista alertar sobre os riscos em um outra rede social ou conversar com quem está mais sujeito a aceitar o desafio no próprio Tiktok? Bom, a segunda opção faz mais sentido, já que é um dos deveres dos profissionais de saúde divulgar informações para promover saúde e bem-estar da população.
O que divulgar no TikTok do profissional da saúde
Apesar das dancinhas e dublagens serem populares no Tiktok, esse profissional pode levar informações de qualidade ao público sem romper o código de ética. Pensando nisso, separamos algumas ideias para você começar a produzir conteúdos:
- Mitos x Verdades: Você pode fazer uma série de vídeos revelando mitos da sua especialidade. Um nutricionista, por exemplo, pode explicar se é verdade que o arroz integral é a melhor opção. Com os recursos de edição disponíveis, fica mais fácil apontar o que é mito ou verdade.
- Dicas de saúde: Um fisioterapeuta pode demonstrar a forma correta de sentar em frente ao computador e um dentista pode ensinar como passar fio dental. O importante é que as dicas sejam rápidas, seguras e fáceis para o seguidor inserir no seu cotidiano.
- Demonstrações práticas: Sejam procedimentos, processos do corpo ou como doenças ou microorganismos agem. Um médico britânico, por exemplo, utilizou a rede para demonstrar que, se usadas da maneira errada, as luvas não são eficientes para prevenção o Coronavírus.
- Perguntas e respostas: O TikTok conta com sessão de comentários que pode servir para o coletar dúvidas e produzir conteúdo sobre. E, se ver um vídeo com informações erradas sobre saúde ou com algum comportamento prejudicial, é possível respondê-lo e publicar a correção.
Não existe receita. Assim como o reels, o TikTok é uma ferramenta repleta de possibilidades para o profissional de saúde compartilhar informações de forma segura e cultivar uma audiência fiel. Basta utilizar criatividade e bom planejamento.
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