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Como a área da Saúde está investindo em Marketing

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A busca por resultados faz com que o Marketing continue sendo uma ótima estratégia para escapar da crise. A conclusão é da pesquisa Marketing Compass 2016, da Croma Solutions – empresa de consultoria e pesquisa para inovação em negócios. O estudo ouviu 284 diretores e vice-presidentes de Marketing e presidentes, CEOs de agências e diretores de veículos de comunicação. O objetivo foi descobrir como os líderes brasileiros estão investindo em Marketing.

Dentre os entrevistados, 49% afirmaram apostar no Marketing para vencer desafios como a crise, e 68% decidiram investir mais em Marketing Digital. Destes, 27% apenas aumentaram a verba e focaram na segmentação dos clientes. 20% procuraram consultorias especializadas em suas áreas para readequar a sua estratégia ao novo cenário político e econômico.

“A partir deste cenário incerto, o estudo revela um clima de ponderação por parte dos anunciantes, mas nunca de estagnação.” (Marketing Compass).

Crise x Investimentos em Marketing na Saúde

Muitas empresas e profissionais da área da Saúde estão sentindo os efeitos da crise. Os planos de saúde tem perdido muitos associados, pessoas que estão migrando para o atendimento público. O impacto em clínicas e consultórios com atendimento particular e por convênios vem crescendo. A cada dia se percebe a diminuição do número de consultas e de procedimentos. Estes, vem sendo espaçados e adiados o máximo possível, em razão da crise.

Porém, enquanto 33% das empresas planejaram diminuir seu orçamento total em Marketing (tradicional e digital), 36% fizeram justamente o contrário e se organizaram para aumentar os investimentos. As demais continuaram investindo em marketing no mesmo patamar.

Nesse ponto, a área da Saúde foi uma das que mais se destacou. 55% dos entrevistados decidiram aumentar os investimentos em Marketing, enquanto apenas 16% disse desejar reduzí-los. Em termos de execução, 31% dos entrevistados da área da Saúde conseguiram investir tudo o que estava planejado.

As consequências para quem se deixa levar pela apatia e não reage à crise costumam surgir no médio prazo, e pode perdurar até mesmo depois da recessão.

Investindo em Marketing: a força do digital

A Digital ADSpending, liderada pela IAB (Interactive Advertising Bureau) analisou onde os gestores decidiram investir.

Os números mostram que empresas, especialmente as menores, como clínicas e consultórios, estão investindo em marketing na Internet. Em geral, pela possibilidade de medir de forma exata onde e como o dinheiro é investido – e o retorno sobre o investimento (ROI).

Para os anunciantes que diminuíram o montante investido, os meios que mais sofreram cortes foram mídia impressa e promoções, patrocínios e eventos. As reduções foram de 53% e 46%, respectivamente.

Apesar de a TV continuar sendo o principal destino da maior parte da verba de publicidade no Brasil (71%), o setor perdeu em crescimento para o Marketing Digital.  

Segundo a IAB Brasil, o setor de Marketing Digital deve manter um crescimento de DOIS DÍGITOS nos próximos anos. Mercados maduros, como Inglaterra e EUA, demonstram que o digital conquista mais espaço no budget em períodos de crise. Isso vai ao encontro aos desafios atuais que permeiam a crescente importância de uma conversa personalizada como estratégia de marketing, protagonizada pelas redes sociais e seus diversos formatos. (Marketing Compass).         

Este é um sinal que os profissionais da saúde devem observar de perto. Uma tendência para fortalecer a sua marca, consolidar-se no mercado e superar a crise de forma estratégica.

Se você deseja atuar com Marketing na Saúde de forma efetiva e ética, procure uma consultoria especializada. Uma boa estratégia pode lhe auxiliar a projetar sua imagem com credibilidade. Bons profissionais podem analisar como você vem investindo em marketing e lhe orientar quanto às melhores opções. Você pode contar conosco nessa tarefa. A Santé possui mais de 15 anos de experiência em Marketing para a área da Saúde. Será um prazer lhe ajudar!

 

Confira também:

Checklist: Email marketing na saúde. O material apresenta um passo a passo das ações e é voltado à área da Saúde, que possui características próprias e que devem ser respeitadas. Para receber o material gratuito, basta acessar o link abaixo:

 

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