O uso das redes sociais já é comum na vida de milhões de pessoas no mundo todo, incluindo médicos e pacientes. E, apesar dos aspectos positivos reconhecidos, é preciso que a presença dos profissionais da área da saúde seja planejada. A relação entre redes sociais e ética médica deve ser respeitada.
O médico tem direito de propagar suas atividades profissionais e seus serviços, inclusive com o uso das redes sociais. É necessário, contudo, que se atenha aos padrões éticos para que suas práticas não sejam consideradas abusivas, e por consequência, ilícitas. A maior e melhor propaganda de um profissional será sempre a seriedade, o respeito e o compromisso com a saúde de seus pacientes.
Recomendações para uma boa relação entre redes sociais e ética médica:
- Definir limites apropriados na relação médico-paciente, de acordo com o código de ética profissional, como em qualquer outro contexto;
- Estudar e entender cuidadosamente as disposições de privacidade acerca dos sites de redes sociais, lembrando suas limitações;
- Monitorar rotineiramente a presença online para assegurar que as informações pessoais, profissionais, postadas em algum momento, sejam fidedignas e apropriadas;
- Adotar uma abordagem conservadora ao divulgar informações pessoais, lembrando que os pacientes e colegas de profissão podem acessar o seu perfil.
- Garantir que nenhuma informação e figura de identificação do paciente seja postada em qualquer rede social. O mesmo se aplica a postagens que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.
Por dentro da ética médica no marketing
O CRM – Conselho Regional de Medicina disponibiliza, em seu site, as informações que regulamentam o marketing médico. Você também pode contar conosco para definir estratégias e realizar ações que conciliem redes sociais e ética médica. Somos especializados em Marketing Médico ético e de resultados!
Para saber mais sobre o assunto, confira o e-book Redes Sociais para Médicos – como conciliar ética médica e visibilidade, é gratuito!
Esperamos que aproveite! Boa leitura!