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Como divulgar sua participação em congressos da Saúde

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Profissionais da Saúde vivem em constante atualização. Frequentam cursos, investem tempo e dinheiro na participação em congressos, em especialização. Tudo para garantir aos pacientes o acesso aos mais modernos tratamentos, técnicas e recursos.

Hoje, através do Marketing de Conteúdo, é possível extrair da participação em congressos insights importantes para a projeção da sua imagem profissional. Quando bem gerenciada, a participação em eventos científicos pode auxiliar na construção do seu nome como autoridade em sua especialidade.

Marketing em Saúde: participação em congressos

A estratégia do Marketing de Conteúdo envolve o fornecimento de informações relevantes ao seu público-alvo gratuitamente. Essas informações são mapeadas de acordo com cada perfil de público e sua jornada de compra (etapas pelas quais cada pessoa passa até a decisão de contratar um produto/serviço).

Por isso, as informações que você tem acesso através da participação em congressos da Saúde podem lhe auxiliar nessa estratégia. Diferentes abordagens podem ser utilizadas para a oferta de conteúdo relevante ao seu público-alvo e suas personas. Sempre com foco em fortalecer a sua imagem e construir a autoridade do seu nome no assunto.

No Marketing de Conteúdo, são produzidos textos e vídeos educativos para blogs, ebooks, e-mails e redes sociais. Quando o profissional da Saúde oferece conteúdo que o paciente estava precisando, ganha credibilidade. A sua imagem é divulgada como referência e autoridade na área em que atua.

Pode parecer estranho para alguns profissionais oferecer conhecimento antes de um agendamento – e também depois. Entretanto, os casos de sucesso não deixam dúvidas. Oferecer conhecimento específico para cada etapa da jornada de decisão fortalece a imagem do profissional da Saúde. Cumpre papel social, ajuda a tornar as consultas mais assertivas, pois o paciente já vai com algum conhecimento. Além disso, atrai mais pacientes e aumenta a rentabilidade do profissional.

Em vez de “vender” uma consulta ou tratamento, o objetivo principal do Marketing de Conteúdo é criar valor para o nome do especialista ou da clínica/hospital. E isso é totalmente possível dentro da ética.

Dicas para Profissionais da Saúde em Congressos

A divulgação da sua participação em congressos da Saúde é uma das formas de agregar valor ao seu nome como profissional. Abaixo, separamos algumas dicas e cuidados para projetar sua imagem nessas ocasiões:

Focar nas novas técnicas e aprendizados:

A área da Saúde é dinâmica, repleta de inovações. A participação em congressos e cursos pode trazer novidades interessantes para os seus pacientes. Seu desafio é identificá-las e levá-las até o seu público-alvo de forma acessível. Lembre dos diferentes perfis do seu público, do que eles gostariam de saber. Colete as informações necessárias sobre as novas técnicas e tratamentos. Faça a ponte entre os novos conhecimentos e os seus seguidores. No entanto, preste atenção no tópico abaixo.

Dê a sua contribuição:

Este ponto é muito importante. Para valorizar a sua imagem, não basta apenas “contar o que você viu”. Na hora de escrever sobre o congresso, fale das novidades, mas dê a sua contribuição sobre ela. A ideia é que você fale da inovação, mas mostre que têm experiência no assunto. Valorize a sua formação, os seus estudos anteriores. Correlacione as informações do congresso com a sua experiência no consultório e o seu conhecimento prévio. Vá além.

Escolha a mídia correta:

Você pode aproveitar um mesmo assunto para produzir textos para blogs, ebooks, Linkedin, Instagram, Facebook. No entanto, é preciso ter em mente que cada meio de comunicação possui características diferentes. Em redes sociais como Facebook e Instagram, é interessante que o seu texto seja mais curto,  descontraído, sem tantos termos técnicos. Já para plataformas como o blog do seu site, Linkedin ou ebooks, é interessante um conteúdo mais profundo.

Lembre-se de escrever para o seu público:

No dia-a-dia da profissão é comum acostumar-se com termos e palavras que não são comuns para o grande público. Pense nos seus pacientes (e potenciais pacientes). O desafio do profissional da Saúde, nesse caso, é escrever de forma profissional, com credibilidade, mas de maneira clara e objetiva. Todos que acessam o seu site, as suas redes sociais ou recebem o seu email, devem entender o que você quer falar. Isso não o impede de elaborar conteúdos com abordagens diferentes. Ou seja, é possível redigir um post para colegas, com linguagem técnica, e outro para o público em geral, com linguagem mais acessível.

Faça contatos:

Muitos profissionais da saúde já estão trabalhando com Marketing de Conteúdo e obtendo seus resultados. A participação em congressos é uma ótima oportunidade para conhecê-los, para fortalecer contatos e mostrar ao seu público que você possui bons relacionamentos. Converse com os seus colegas, interaja. Identifique profissionais de referência, troque informações, tire boas fotos e faça parcerias de comunicação. Além de render novos seguidores, pode fazer crescer o número de indicações. Lembre-se: sempre que for “repostar” uma informação de um colega, dê os devidos créditos. Isso cria uma relação de confiança entre profissionais e mostra para os seus seguidores que você possui bom relacionamento com outros profissionais de sucesso. Mantenha a política da boa vizinhança. Uma postagem com o seu nome no perfil de outro profissional pode representar um ótimo ganho para a sua imagem.

Aposte em fotos e vídeos:

De acordo com o Hubspot, 65% dos usuários de e-mail preferem receber mensagens que contenham imagens. Apenas 35% prefere receber somente texto. Por isso, não seja tímido. As redes sociais estão dando cada vez mais relevância para formatos como vídeos. Planeje um bom enquadramento (cuidado com o que aparece no fundo), verifique se o ambiente possui luz suficiente, se não é muito barulhento, pense nas informações que deseja passar e grave quantas vezes for necessário. Com o tempo, o processo fica cada vez mais natural e o seu público irá se identificar cada vez mais com você.

Cuidado com a ética:

Pode parecer óbvio, mas vale sempre lembrar. Tenha cuidado com a sua imagem e siga todas as exigências feitas pelos conselhos profissionais. Elas são um ótimo guia de como realizar o Marketing em Saúde de forma responsável. Evite aparecer em fotos e vídeos com bebidas alcoólicas ou fumando. Cuidado com imagens em festas e ambientes não profissionais. Lembre-se que, na internet, o profissional da Saúde é um formador de opinião. Seja visto pelos seus pacientes sempre com a credibilidade e a sobriedade com que atende na sua clínica ou consultório.

Estratégia de Marketing na Saúde

Divulgar a participação em congressos é apenas uma das estratégias dentro da grande área do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo. O profissional da Saúde que deseja dar um novo passo na carreira pode contar com muitas outras ferramentas e possibilidades.

Converse com uma consultoria especializada de Marketing em Saúde. Trabalhe com profissionais que conhecem de perto a sua rotina e todas as exigências do código de ética da sua profissão.

A Santé possui mais de 15 anos de experiência em Marketing na área da Saúde. Nossos profissionais possuem o conhecimento que você precisa para fortalecer a sua imagem no mercado. Entre em contato conosco ou solicite um diagnóstico gratuito das suas ações de Marketing em Saúde!

 

 

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