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Newsletter para a área da saúde: o que você precisa saber

Nós já falamos aqui no blog que as newsletters são uma das principais tendências para 2020 na área do marketing de conteúdo. Hoje, vamos explicar o que é uma newsletter e como ela pode ser usada para profissionais da saúde. Saiba como colocar essa estratégia em prática. Boa leitura!

O que são as newsletters

Primeiro de tudo: não confunda newsletter com e-mail marketing! Ao contrário do e-mail marketing, a newsletter não tem como foco principal a venda de um produto ou serviço. Seu maior objetivo é a oferta de conteúdo relevante. 

Essa confusão ocorre, principalmente, porque o e-mail é o principal canal de divulgação das newsletters. Elas são, basicamente, boletins informativos nos quais são reunidos conteúdos relevantes aos seus assinantes. Além disso, estreitam o relacionamento com os pacientes e criam a oportunidade de aproximação com pacientes em potencial. 

Não têm vontade de investir em newsletters por achar o e-mail uma ferramenta obsoleta? Não é bem assim! Mike Isaac, repórter de tecnologia, escreveu em seu artigo “A nova rede social que não é nada nova”, publicado no The New York Time, o porquê da newsletter ser sua rede social preferida.

Profissionais da área da saúde têm muito a ganhar com essa estratégia de marketing digital. Abaixo, explicamos como aproveitar as newsletters e separamos dicas para produzir um bom material.

Como profissionais da saúde podem aproveitar as newsletters

As newsletters podem ser aproveitados por diferentes pessoas e/ou empresas. Jornais podem disparar conteúdos diários com notícias recentes e relevantes. Chefs de cozinha podem compartilhar informações sobre gastronomia e receitas. Da mesma forma, profissionais da educação física podem produzir assuntos relacionados à prática esportiva. E, claro, profissionais da saúde podem fazer materiais relacionados às suas áreas de atuação.

Por exemplo: um cardiologista pode disparar boletins semanais com informações sobre cuidados com a saúde do coração. Falar sobre prevenção, fatores de risco para doenças, comentar novidades e desmentir boatos. Como a newsletter chega apenas para quem assina o conteúdo – ou seja, pessoas que estão realmente interessadas no assunto – é possível produzir um material mais aprofundado.

Além disso, elas são um excelente método de colocar outra tendência em prática: a criação de conteúdos humanizados. Ao lerem um material escrito por você, as pessoas criam maior identificação e sensação de proximidade aumenta. Isso é importante pois, caso o leitor já seja ou se torne um paciente, ele chegará à consulta muito mais à vontade.

Vantagens da newsletter

Dicas para fazer uma boa newsletter

Para que o seu conteúdo seja um sucesso entre os assinantes, algumas dicas devem ser colocadas em prática. Algumas delas são:

#1 Escolha bem os assuntos que serão abordados

Nas redes sociais, é muito difícil filtrar o que chega até nós e é impossível ler ou acompanhar tudo que é produzido. No e-mail, é mais fácil acessarmos somente aquilo que realmente nos interessa e que de fato queremos consumir.

Por isso, segmentar o público de acordo com seus interesses é importante. Da mesma forma, escolher bem os assuntos que serão abordados em sua newsletter de acordo com cada segmentação. Os assinantes precisam se sentir atraídos o suficiente para querer receber seus conteúdos por e-mail.  

#2 Determine uma periodicidade para a sua newsletter

Outro ponto importante é decidir qual será a periodicidade da sua newsletter. Ela pode ser mensal, quinzenal, semanal ou até diária. Para decidir, é preciso levar em conta quanto tempo você terá para produzir o material, quanto o assunto rende e se é possível manter essa periodicidade a longo prazo.

Dessa forma, é possível gerar uma ansiedade boa entre seus assinantes. Se você optar por disparar a newsletter semanalmente às terças-feiras, por exemplo, os seguidores estarão sempre atentos para receber novidades.

#3 Seja próximo do seu público

“Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Independente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada.” – Ann Handley, RD Summit 2019.

A dica da Ann Handley é valiosa. O conteúdo humanizado é um diferencial em todas as áreas do marketing de conteúdo. E, no caso das newsletters, não é diferente. Afinal, você sabe que seus seguidores receberão o seu e-mail. Quem consome e acompanha seus conteúdos fica na expectativa pelo seu material. No caso dos profissionais da saúde, muitos assinantes podem ser também pacientes – o que torna a proximidade algo ainda mais relevante. 

#4 Acompanhe as métricas

Uma vez que os e-mails foram enviados, é preciso avaliar as métricas. Entre elas, as taxas de entrega, de abertura, de cliques e número de descadastro. Tudo isso é muito importante para saber se a sua estratégia está sendo bem sucedida. Além disso, a partir desses números é possível criar outras estratégias de conteúdo e relacionamento.

Dica bônus: a personalização importa!

Você já escolheu o assunto, decidiu a periodicidade dos envios e está montando um conteúdo de qualidade para o seu público. Excelente! Porém, não esqueça que a personalização da newsletter é muito importante. Use o nome do destinatário junto à saudação, assine com seu próprio nome, segmente de fato o conteúdo.

Além disso, escolha um layout simples, que facilite a leitura e que não confunda o assinante. Outro aspecto muito importante: o assunto da mensagem deve ser atrativo. Ele é um fator decisivo na taxa de abertura de e-mails. Dedique um tempo para ajustar esses detalhes e seu conteúdo tem ainda mais chances de ser um sucesso.

Coloque em prática novas estratégias de marketing de conteúdo. A newsletter pode trazer muitos benefícios para você ou sua clínica. Conte com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital para a saúde. A Santé pode lhe ajudar a consolidar a sua imagem no mundo digital como autoridade em sua área! Entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

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