Assim como profissionais de outras áreas da saúde, o Marketing para psicólogos pode ser um grande aliado. Já comentamos como estratégias de comunicação efetivas, especialmente fundamentadas em Marketing de Conteúdo podem colaborar. Elas ajudam a atrair pacientes, disseminar informação e a construir a imagem do profissional como referência em sua especialidade.
Importância do Conteúdo de Qualidade no Marketing para Psicólogos
Considerando o cenário atual, boas referências de conteúdos relacionados à Psicologia são cada vez mais necessárias. Os dados confirmam essa urgência: segundo a Organização Mundial da Saúde, 18,6 milhões de brasileiros vivem com transtorno de ansiedade, número que coloca o Brasil no topo da lista de países mais ansiosos. O burnout atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores. Entre os países latino-americanos, somos primeiro lugar em índices de depressão.
Para reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental, campanhas como o Setembro Amarelo são realizadas anualmente. Desde 2015, ações voltadas para a prevenção do suicídio são promovidas por todo o Brasil.
Falar sobre saúde mental, conscientizar as pessoas sobre a atuação do psicólogo e a importância do acompanhamento especializado é fundamental para melhorar o quadro atual. Apostando na estratégia de marketing de conteúdo, é possível fazer isso de forma ética e eficaz.
Regras do Código de Ética do Psicólogo para Publicidade
Se você é profissional da área e deseja produzir conteúdos para as redes sociais, primeiramente deve saber quais são as regras para publicidade determinadas pelo Código de Ética do Psicólogo. Confira as determinações mais importantes:
#1 O que pode ser divulgado
Saber o que pode ser divulgado é o ponto de partida para planejar as estratégias de marketing. Todo psicólogo pode, pelos meios de comunicação, falar sobre as “técnicas ou práticas psicológicas já reconhecidas como próprias do profissional psicólogo e que estejam de acordo com os critérios científicos estabelecidos no campo da Psicologia”.
Com isso, é possível compreender o tipo de assunto que pode ser falado no blog do psicólogo ou em suas redes sociais – e também o que não deve ser abordado.
#2 O que deve constar na divulgação
Não importa o meio de divulgação usado, deve constar, sempre:
- o nome completo do psicólogo;
- o número do seu registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP)
Portanto, caso o psicólogo possua um blog ou um site, seu nome e os dados do CRP devem ser informados. Normalmente, essa informação é uma das que fazem parte da apresentação biográfica e profissional do psicólogo.
Nas redes sociais, isso pode constar na parte dedicada à descrição, conhecida como “sobre”. E, de forma alguma, pode ficar fora do cartão de visitas e outros materiais impressos.
Independente dos canais escolhidos para executar as estratégias de marketing, em todos eles o psicólogo pode fazer referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possui.
#3 Como tratar o valor do serviço
O Código de Ética do Psicólogo é muito claro ao afirmar que o preço do serviço não pode ser utilizado como forma de propaganda.
Primeiro, porque esse não deve ser o critério de escolha do paciente. Ao menos, ele não deve ser induzido de qualquer forma para que esse seja seu critério de escolha. Também porque o profissional sabe quanto tempo de estudo e aprendizado dedicou para poder oferecer o melhor atendimento psicológico possível a quem o procura. Isso não deve ser subvalorizado apenas para ter o consultório cheio.
O mesmo princípio se aplica à proibição de autopromoção em detrimento de outros profissionais. Logo, de todas as formas, exaltar-se em detrimento de um colega de profissão não é a melhor estratégia de marketing para psicólogos ou qualquer outro profissional de saúde.
Por que contar com uma agência especializada em Marketing em Saúde
Para que o marketing para psicólogos seja bem sucedido, é fundamental aliar os seguintes pontos:
- conhecimento técnico;
- boa estratégia;
- conteúdo de qualidade;
- ética.
Ao contar com a ajuda de uma agência especializada em Marketing em Saúde, haverá o alinhamento entre seus serviços, as informações que seu público tem interesse e os canais mais assertivos para que a comunicação seja bem sucedida. Além disso, as ações serão dentro dos limites da ética, tal qual regulamentado pelo Código de Ética da Psicologia.
Ainda vale ressaltar que, no Marketing Digital, a gestão é muito transparente. As ações podem ser segmentadas e os resultados medidos até mesmo em tempo real. Dessa forma, é possível avaliar o retorno do investimento na divulgação do seu consultório ou clínica.
Conte com profissionais capacitados e obtenha resultados efetivos de maneira responsável. A Santé é especialista em Marketing em Saúde e pode lhe ajudar com estratégias estratégias éticas e eficazes de comunicação e publicidade na área da Psicologia. Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!