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Como o Marketing da Clínica afeta a imagem profissional?

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Hoje, a grande maioria dos pacientes vai à internet buscar informações sobre saúde. As redes sociais tornaram-se grandes vitrines através das quais as pessoas escolhem os profissionais e as instituições que irão consultar. Ficar de fora desse novo modelo de mercado ou posicionar-se de forma inadequada não é uma boa opção. Nesse sentido, a maneira como o Marketing da Clínica é realizado pode ser decisiva para o sucesso.

Diferente do que muitos profissionais e instituições da saúde ainda acreditam, o Marketing Digital vai muito além de criar uma conta no Facebook ou no Instagram. Isso praticamente todas as empresas fazem – e nem sempre bem.

“O Marketing Digital na área da saúde deve construir relacionamentos com base em um profundo sentimento de confiança, ética e credibilidade.” (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde)

“Antigamente, as clínicas e os hospitais buscavam as mídias tradicionais para se comunicarem com o público. Hoje, estas mesmas empresas transformaram-se na própria mídia. Na área da saúde, isso é ainda mais evidente.” (Eduardo Zilli Hadrich, Diretor de Marketing da Santé).   

Quando um profissional ou instituição da saúde abre um canal de comunicação com o público, passa a tornar-se uma referência. Pacientes futuros e antigos criam a expectativa de receber informações novas e relevantes, diferentes daquelas que encontram diariamente na internet – e que muitas vezes são duvidosas.

Os seguidores querem receber algo realmente útil e com credibilidade. Por isso, devem ver na internet a mesma postura e comprometimento demonstrados dentro de um consultório. Essa deve ser a base do Marketing da Clínica.

Profissionais e instituições da saúde que fazem postagens sem profundidade científica, antiéticas e equivocadas tanto na forma quanto no conteúdo, não estão apenas deixando de atrair pacientes. Passam a afastar aqueles que já possuem, perdendo-os para a concorrência.

Além disso, existem todos os parâmetros éticos exigidos pelos conselhos federais, das diferentes especialidades, que precisam ser seguidos e respeitados. O respeito a essas determinações garante uma relação de qualidade não só com o público em geral, mas com os demais colegas da área. É algo fundamental para as indicações, encaminhamentos e o Marketing da Clínica de forma geral.

Planejamento

Já que ficar fora da internet não é mais uma opção e que, uma vez nela, seus pacientes esperam conteúdos diferenciados, o Marketing da Clínica deve ser tratado como prioridade. O planejamento é essencial.

Para destacar-se da concorrência, é preciso ter objetivos claros e traçar uma estratégia. Conhecer as características e desejos dos diferentes perfis de pacientes que você atende – e que você quer atender – é o primeiro passo.

“O Marketing da Clínica deve se antecipar às demandas dos pacientes e planejar conteúdos para os diversos perfis mapeados. Os pacientes devem ler o seu material e pensar: isso foi escrito especialmente para mim.” (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde)

Assim, com o Marketing da Clínica feito de forma estratégica e profissional, todos ganham. As postagens baseadas em conhecimento científico e na experiência dos profissionais da área da saúde fortalecem a marca da instituição e o nome de quem assinou os artigos. Isso tudo de uma forma educativa, sem apelo comercial. Algo que os todos os conselhos federais da área da saúde valorizam e que os diversos estudos de Marketing apontam como a maneira mais eficaz de atrair pacientes.

“O conteúdo precisa ser útil, agradável e inspirador. Ele deve ser a melhor resposta que o seu paciente irá encontrar na internet.” (Eduardo Zilli Hadrich, Diretor de Marketing da Santé).

A Importância da Proximidade

Os conteúdos para a saúde podem ter diferentes formatos. Posts em redes sociais, blog posts, vídeos, email marketing e materiais educativos são bons exemplos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados durante a produção.

Profissionais da saúde costumam dedicar muitos recursos e tempo em suas carreiras aos estudos. A agenda apertada nem sempre permite que possam trabalhar o próprio marketing ou o Marketing da Clínica.

Nesse ponto, as empresas especializadas em marketing para a área da saúde são de grande importância. Dedicam-se a elaborar estratégias e produzir conteúdos exclusivos, voltados para as necessidades das instituições, profissionais e, claro, pacientes. Conhecem e orientam as ações de acordo com a ética e respeito às regulamentações.

Cuide do Marketing da Clínica de forma profissional. A clínica, os profissionais que nela trabalham e os pacientes saem ganhando. Se quiser ajuda, conte com a Santé!

 

 

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