A tradução literal de Landing Pages para o português é “página de aterrissagem”. Porém, na área da Saúde, este tipo de ferramenta possui uma função maior: transformar os visitantes da internet em pacientes no consultório. Neste texto, nós vamos entender como isso acontece.
O que são as Landing Pages
Em termos gerais, uma Landing Page é uma página que tem como objetivo uma conversão, ou seja, visa transformar os visitantes do seu site em leads (pessoas interessadas que podem vir a se tornar clientes).
São páginas que apresentam um formulário para ser preenchido com informações do visitante, em troca de acesso a um conteúdo relevante e gratuito, como ebooks, vídeos, infográficos, aulas, etc. Para este acesso, o usuário tem que clicar no botão junto ao formulário, o que chamamos de CTA – Call to Action, ou “chamada para ação”. É algo como “Dowload Gratuito” ou “Baixe agora”, por exemplo.
Em geral, nos formulários das landing pages são solicitadas informações como nome, email e outras importantes para direcionar o relacionamento digital. Entre elas, podem estar perguntas como interesses, cidade onde mora, ramo de atividade, entre tantas outras. O importante, neste caso, é personalizar os campos de acordo com as necessidades do seu consultório ou clínica.
É através deste mecanismo que se constrói uma base de pacientes em potencial. A partir daí, é possível estabelecer um relacionamento digital com estas pessoas, “nutrindo-as” com informações e conduzindo-as pela jornada de decisão.
Para que servem as Landing Pages
Digamos que você está realizando um ciclo de palestras e que possui uma série de materiais que seriam interessantes para os seus pacientes. Em uma página normal, estas informações dividiram espaço com muitas outras. Além disso, as pessoas poderiam apenas acessar a sua página, ler o que gostariam e sair, sem deixar pistas.
Nas Landing Pages, isso é diferente. Nelas, a oferta do conteúdo ganha destaque e o fornecimento de alguns dados do visitante é a moeda de troca. O objetivo desta coleta é criar uma base de contatos (leads ou pacientes/clientes em potencial) que possa ser utilizada em um relacionamento digital.
Por isso, o conteúdo disponibilizado deve ser realmente relevante para que o visitante se disponha a fornecer informações. Você pode oferecer acesso gratuito a um material completo sobre o tratamento que a pessoa estava pesquisando, por exemplo.
Como as landing pages devem ser
O conceito das Landing Pages tem como base algumas pesquisas sobre o comportamento dos internautas. O Copyblogger, uma referência nesta área, confirmou que 8 de cada 10 pessoas lêem apenas o cabeçalho das páginas. Somente duas correm os olhos para ler o restante dos textos.
Por esse, e por vários outros motivos, as Landing Pages possuem muito menos elementos do que uma página tradicional. Elas são objetivas e direcionam o usuário para a ação, que é obter um conteúdo relevante em troca de algumas informações do usuário para que o relacionamento possa começar.
Dicas para uma boa Landing Page:
- Título e subtítulo:
– Seja diretos e atrativo;
– Aguce a curiosidade;
– Fale sobre o que o paciente tem a ganhar;
– Use o seu nome profissional ou o da sua clínica.
- Imagem:
– Devem ser tão objetivas quanto os títulos e refletirem os seus valores;
– Use imagens relacionadas ao tema;
– Evite imagens que com muitas informações (poluídas e confusas).
- Descrição:
– Use argumentos que façam valer a pena o fornecimento de dados do usuário
– Escolha de 3 a 5 pontos importantes a serem valorizados;
– Escreva frases curtas (evite blocos longos de textos);
– Destaque o que for relevante em negrito.
- Formulário:
– Dê preferência a perguntas essenciais para o relacionamento digital;
– Evite solicitar informações sensíveis, como RG, CPF e telefone.
– Faça poucas perguntas. Reduzir de 11 para 4 questões pode aumentar as chances de conversão em até 120%. (Fonte: Unbounce)
- CTA – Call to Action:
– Utilize uma chamada atrativa;
– Instigue o senso de urgência, como “Baixe agora”;
– Use cores contrastantes.
Oferecer informação relevante e de qualidade é uma excelente maneira de gerar autoridade e credibilidade no meio digital em sua área de atuação. As landing pages são um ótimo recurso para lhe auxiliar a gerar leads e construir uma base para um relacionamento com sua clínica ou consultório. Se precisar de ajuda, conte conosco!