Ícone do site Santé – Marketing em Saúde

Humanização na Saúde: invista no atendimento do paciente

Humanização na Saúde e Estratégia de Marketing

Em geral, o paciente que chega a um consultório, clínica ou hospital, deseja ser atendido o quanto antes. Em muitos casos, desconforto e ansiedade acompanham esses momentos. Assim, é preciso dispor dessa percepção e das ferramentas certas para conduzir um bom atendimento nesse momento de fragilidade. Nesse ponto, a humanização na saúde pode colaborar.

Muito mais que algo abstrato, a humanização na saúde pode ser um instrumento de transformação. E, sim, depende do uso das técnicas certas para ser posta em prática e colher resultados. O próprio Hospital Albert Einstein ensina, em um curso à distância, como deve ser o relacionamento com o paciente. Além disso, há muitos outros materiais disponíveis na internet sobre o tema que podem gerar muito conhecimento e boas práticas de relacionamento para o setor da saúde. Assim, vale investir em conhecê-las e em colocá-las em prática.

É importante que os pacientes percebam que o seu serviço se importa com eles, com o seu bem-estar e com suas necessidades. Um bom começo pode ser investir tempo em ler esse texto até o fim para ter uma ideia inicial do que fazer para comemorar os resultados que virão devido à adoção de atitudes simples para humanizar o serviço em saúde.

4 Atitudes Simples para a Humanização na Saúde

1. Provocar bons sentimentos

Todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, no atendimento de um paciente precisam preocupar-se com o bem-estar desse paciente. Essa é a essência da humanização da saúde. Todos precisam se preocupar e estar vigilantes para que o paciente seja recebido em uma atmosfera de transmita acolhimento e familiaridade.

Como fazer isso de uma forma simples? Para começar, demonstrando cordialidade. Infelizmente, nem todos os lugares recebem o paciente com um bom dia e um sorriso.

É a primeira vez dele na clínica ou no consultório? Essa pergunta sempre é feita no momento do cadastro. Contudo, como uma mera formalidade. Dessa forma, o paciente sente que faz parte de um protocolo. Mas, caso seja questionado, na sequência, com uma pergunta do tipo: foi fácil chegar até aqui? Você conseguiu encontrar estacionamento? Uma barreira é quebrada. Afinal, quem se preocupa em como foi o dia do paciente até ali?

2. Proporcionar experiências positivas

Um exemplo pode ser usado para ilustrar este tópico. Refere-se ao momento em que uma pessoa precisa de internação hospitalar. Em geral, é uma experiência que ninguém gosta de ter.

Por saber disso, o acolhimento dos pacientes é um dos pontos de atenção de uma boa gestão hospitalar. Todos os profissionais envolvidos no atendimento dos pacientes passam por treinamentos visando, além da técnica de sua disciplina, também o cuidado com o acolhimento. Tentam, de alguma maneira, fazer com que essa pessoa se sinta o mais confortável possível, se sinta seguro e bem-vindo.

Além disso, os ambientes hospitalares mais modernos tem atuado com o envolvimento cada vez maior dos familiares no processo de recuperação dos pacientes. Por isso, em muitos centros pediátricos, as crianças contam com a presença dos pais já no acolhimento na UTI após uma cirurgia, por mais complexa que seja. Áreas lúdicas, música, brincadeiras, aquários, tudo faz parte de um ambiente humanizado e acolhedor.

As UTIs humanizadas são outro exemplo. Permitem a presença de um familiar o tempo todo junto ao paciente, seja criança, adulto ou idoso. Isso ajuda na recuperação, diminui casos de delirium e também diminui a ansiedade da própria família. Todos ganham.

3. Engajar-se na sociedade

Uma crença a ser quebrada é a de que a humanização na saúde serve apenas para impactar os pacientes no momento em que eles comparecem à consulta.  Na verdade, serve para muito mais que isso. A humanização busca entender o paciente e atender suas necessidades, para além das paredes da clínica ou do consultório.

Vamos a outro exemplo para ilustrar sobre o que estamos falando. Uma clínica de Oncologia, que cuida de pacientes com situações de desânimo e descrença, pode buscar alterar esse comportamento levando o tema para fora da clínica médica. Projetos em parceria com outras entidades e profissionais, envolvendo suporte aos familiares, é um exemplo.

A simples execução do projeto pode torná-lo conhecido, demonstrar a preocupação da clínica com o paciente em si, e não apenas com o tratamento. Ações como essa, de humanização da saúde, podem contribuir positivamente na recuperação dos pacientes. Além disso, podem vir a atrair e envolver mais pessoas interessadas em fazer parte. Isso forma vínculos e renova a esperança.

4. Estar atento e vigilante

Pode parecer muito óbvio ter de dizer que uma atitude simples para a humanização da saúde é estar atento e vigilante, mas não é. Isso, por uma só razão: poucas pessoas ouvem verdadeiramente.

Muitas vezes, as queixas dos pacientes passam por questões emocionais. Na prática, ouvi-las e de fato compreendê-las pode transformar a forma do atendimento, até mesmo na recepção.

Instruir sua equipe a ouvir verdadeiramente, a estar atenta para perceber o que está por trás das necessidades e demandas dos pacientes pode fazer toda a diferença na percepção que terão sobre os seus serviços. A qualidade técnica deve andar junto ao atendimento humanizado. A equipe precisa manter-se produtiva e profissional, mas os bons resultados dependem também da humanização na saúde.

A qualidade do atendimento e do relacionamento com o paciente também devem fazer parte da sua estratégia de Marketing em Saúde. Se precisar de ajuda, conte conosco!

 

Sair da versão mobile