Em tempos de crise como o que estamos vivendo, é preciso redefinir estratégias para se adequar ao cenário – e nós acreditamos que o inbound marketing para a área da saúde pode ser um aliado.
Basicamente, o inbound marketing é uma metodologia cujo foco principal é no desenvolvimento da jornada de decisão do paciente. Ou seja, o relacionamento com o paciente é feito de forma progressiva. Podemos listar algumas das principais características do inbound que o diferenciam de metodologias de marketing antigas:
- O inbound marketing vê a comunicação como um diálogo constante entre profissionais da saúde e pacientes;
- Transmite conteúdos relevantes para a comunidade;
- Fortalece o profissional como autoridade no assunto.
Nesse caso, não é o profissional de saúde quem busca pacientes nas redes sociais, mas o paciente quem vai até o profissional. Isso é possível com a criação de conteúdos relevantes, atrativos ao paciente e que agreguem valor ao seu dia a dia.
Como o inbound marketing pode ajudar profissionais da saúde durante a crise?
A pandemia de Covid-19 cria dois cenários opostos na área da saúde. Enquanto muitos profissionais enfrentam rotinas exaustivas causadas pelo combate ao Coronavírus, muitos profissionais autônomos que atendem em clínicas e consultórios sentem os prejuízos econômicos devido à diminuição da presença de pacientes. Diante desse cenário, é preciso encontrar formas para contornar a situação e manter os negócios funcionando.
Devido às regras de distanciamento social, os dias ficaram muito mais digitais. Isso significa um número expressivo de pessoas nas redes sociais, descobrindo e curtindo conteúdos diariamente. Além disso, o próprio cenário estimula buscas por temas relacionados à saúde – que já eram expressivos antes mesmo da pandemia. A combinação entre forte presença digital e dúvidas sobre saúde faz com que os profissionais da área sejam figuras muito importantes nas redes sociais.
Separamos alguns insights sobre os benefícios que o inbound marketing pode oferecer:
Com o inbound marketing, você sabe com quem está se comunicando
A definição das personas é uma das principais etapas do inbound marketing. Com ela, você conhece o seu público, sabe quais são suas dores e de que forma o seu perfil pode ajudá-los. Assim, é possível gerar conteúdos muito mais assertivos para seus pacientes e seguidores.
Você aumenta a sua credibilidade
Um dos pilares do inbound marketing é a produção de conteúdos de valor. Dessa forma, o paciente compreende a importância de realizar uma consulta, de acompanhar as suas publicações e de colocar os cuidados com a saúde em prática. Além disso, quando ele tiver uma dúvida relacionada à sua área, ele confiará no seu perfil como uma fonte segura de informações.
É possível analisar as métricas que realmente importam
As métricas são dados utilizados para avaliar o desempenho de qualquer ação ou campanha de marketing. Com esses dados, é possível analisar qual o retorno por cada valor investido nas ações, quanto cada paciente custa para ser “conquistado”, o valor médio que cada paciente investe em consultas e quantos seguidores se tornaram clientes.
Todos esses números são fundamentais para saber com precisão se as estratégias estão sendo bem-sucedidas ou não. Você pode saber mais sobre as métricas no post: Métricas no Marketing Digital em Saúde.
Vamos dar um exemplo prático:
Você é médico cardiologista e atende em uma clínica. A maioria dos seus pacientes (suas personas) são idosos, ou seja, estão no grupo de risco para complicações por Covid-19. Por isso, têm receio de sair casa. Ao mesmo tempo, muitos possuem doenças cardíacas que exigem atenção e acompanhamento. E agora?
É provável que esse paciente esteja com muitas dúvidas. Você, profissional da saúde, pode auxiliá-lo produzindo conteúdos sobre cuidados com o coração durante o isolamento social; explicando quando é necessário o acompanhamento médico, para evitar complicações; descrevendo a relação entre doenças cardíacas, idade e os riscos de infecção pelo Coronavírus e entre outros.
Os pacientes irão até o seu perfil porque saberão que lá vão encontrar informações relevantes, seguras e úteis para o seu dia a dia. Você transmitirá confiança aos seguidores que ainda não são seus pacientes e, quando eles precisarem de um atendimento cardiológico, vão lembrar de você.
Inbound marketing para a área da saúde: conte com uma agência especializada
Utilizar o inbound marketing para a área da saúde pode ser muito vantajoso para o seu perfil profissional. Para que as suas estratégias sejam bem definidas, sigam à risca as delimitações do Conselho de Ética da sua área e te tragam retornos positivos, é indicado contar com o auxílio de uma agência especializada.
A equipe da Santé possui ampla experiência na área e pode te ajudar. Se desejar entender melhor porque contar com uma agência de marketing médico especializada na área da Saúde e como utilizar o inbound marketing a seu favor, converse com a gente!