O ano de 2023 está chegando e você ainda não entendeu o que precisa fazer para crescer no Instagram? Além de postar com frequência e produzir conteúdo de qualidade, para ter sucesso nas redes sociais e na área da saúde, é preciso evitar cometer alguns erros básicos, mas que muitas vezes são esquecidos.
Neste post, a Santé vai te mostrar cinco erros que podem estar atrapalhando o seu crescimento no Instagram, e como consertá-los.
1. A sua bio não diz quem você é
Antigamente, era comum médicos e profissionais de diversas áreas entregarem cartões de visita. Hoje, entregamos o @ do Instagram, ou de outra rede social. Por isso, a sua biografia precisar estar completa.
Se estiver administrando o seu perfil profissional como médico, por exemplo, deve colocar o nome e especialidade na bio, junto com CRM e RQE. Isso passa credibilidade e possibilita que o paciente conheça melhor a sua especialidade, caso procure seu currículo na internet.
Já os administradores de clínicas, consultórios e hospitais, devem se atentar ao nome do local e o foco do atendimento.
Em ambos os casos é recomendado disponibilizar as opções de “Contato” por telefone e o endereço pela ferramenta “Como Chegar”, que são exclusivas de contas comerciais. Para configurar as duas opções, entre em: editar perfil > opções de contato e preencha o númeo de telefone e o endereço.
2. Esquecer de revisar os destaques dos Stories
Os Destaques dos Stories são fundamentais para complementar o seu “cartão de visitas digital”. Neles, os Stories duram muito mais que 24 horas. Você pode utilizá-los para adicionar horários de funcionamento, informações detalhadas de como chegar, informar se há estacionamento, nome e uma breve descrição de todos que fazem parte da clínica, hospital ou consultório, e até mostrar um tour do ambiente. Além disso, pode reservar um espaço com as respostas das principais perguntas sobre sua área de atuação e até contar um pouco da sua história na área da saúde.
Muitas contas utulizam os Destaques com criatividade e organização, porém esquecem de atualizá-los ao longo do tempo. Se alguma informação do seu consultório mudar, é necessário excluir o Stories anterior e criar um novo, para evitar confundir novos seguidores. Além disso, evite manter muitos Stories dentro de um mesmo Destaque. Lemebre-se de excluir os mais antigos e deixar apenas que for útil ou interessante para quem ainda não te segue.
3. Não utilizar todas as ferramentas da rede social
Há muito tempo o Instagram deixou de ser uma ferramente de fotos. Ao mesmo tempo, está enganado quem pensa a rede está interessada apenas em vídeos. Na verdade, a melhor estratégia é utilizar os dois formatos, vídeo e foto, com estratégia.
No Instagram, os vídeos curtos, de 15 segundos a um minuto, aparecem para um número maior de pessoas que não seguem a sua conta ainda. Por isso são muito interessantes para atrair novos seguidores. Porém, saiba que a localização desses seguidores pode ser muito diversa. Haverá pessoas de todo país recebendo o seu conteúdo, desde que elas tenham interesse no assunto.
O mesmo ocorre com as postagens de imagens ou carrosséis, porém, com uma distribuição muito mais focada nos seguidores que você já tem e nas pessoas que estão fisicamente próximas do seu local de compartilhamento (se você marcar a localização no post). Por isso, é interessante utilizar os formatos estáticos para entrar de forma mais profunda em um assunto, considerando que há grandes chances de o leitor já conhecer um pouco do seu trabalho e já seguir o seu perfil.
Para entender melhor como funciona o algoritmo do Instagram, temos um guia completo e gratuito para profissionais da saúde que querem aprender mais sobre como utilizar os reels na sua estratégia de Marketing Digital.
4. Demorar para responder mensagens e comentários
Para conquistar uma comunidade de seguidores fiéis, que confiam no seu trabalho e melhoram a sua reputação, é importante que eles se sintam próximos de você. Por isso, é muito importante responder com paciência as dúvidas e comentários que receber nas redes sociais. Seja didático, porém sempre deixe claro que para diagnósticos e respostas para casos muito específicos é necessário avaliação profissional e marcar uma consulta.
Nos casos de comentários, a rapidez na resposta influência diretamente no alcance do seu post. Quanto mais interações, para mais pessoas a postagem vai aparecer, e comentários com várias palavras (não apenas emojis) contam muito, pois o algoritmo do Instagram entende que aquele conteúdo é relevante e engaja.
5. Prestar atenção apenas nas métricas de vaidade
Olhar o número de curtidas, comentários e seguidores é importante para medir o seu alcance. Porém, essas são consideradas métricas de vaidade, que não necessariamente ajudam a cumprir com os seus objetivos nas redes sociais. Por exemplo, se o seu objetivo é ter uma fidelizar os clientes, ter muitos seguidores não é necessário. Neste caso, o importante é ter os seguidores certos: aqueles que realmente vão ao seu consultório ou clínica.
Porém, se o seu objetivo é ter novos pacientes, ter mais seguidores é interessante. Ainda assim, é interessante ir além dos números e perguntar aos novos paciente como eles chegaram até você. Isso pode te ajudar também na manutenção da sua estratégia de marketing, avaliando qual rede social está trazendo mais resultados e, portanto, merece um investimento maior.
As métricas de verdade são definidas a partir das suas metas. Por isso, mostram o verdadeiro resultado da estratégia de marketing digital e das ações realizadas nas redes sociais.
Parece muito trabalho ajustar todos esses erros? Calma, você não precisa fazer tudo sozinho! A Santé é uma agência de marketing especializada na área de saúde. Nós podemos te ajudar a definir uma estratégia personalizada para os seus objetivos e ainda colocamos tudo em prática. Você também pode acessar nosso E-Book Redes Sociais para Médicos para saber como conciliar ética e visibilidade a medida que sua conta comece a crescer no Instagram.