Investir em marketing é essencial nos dias atuais, inclusive para um consultório médico. Por isso, é preciso entender o quanto as estratégias, bem planejadas e executadas, podem atrair mais pacientes interessados em agendar consulta.
Tudo começa por saber quem são e onde encontrar as pessoas realmente interessadas nos seus serviços de Saúde. No meio do Marketing, chamamos de Personas. E são as ações de marketing voltadas especificamente para essas personas que farão com que a agenda fique cada vez mais cheia.
Descobrir essas informações, para saber por onde ir, pode parecer difícil. Porém, na verdade, não é. Requer apenas disposição para aprofundar-se em algo necessário para o crescimento do consultório médico: a quais pessoas se dirigir e as melhores estratégias a usar para que elas se tornem pacientes de fato.
Esse é o trabalho-base do marketing. A seguir, detalhamos 3 dicas de marketing para atrair mais pacientes. Acompanhe!
O que fazer para uma agenda cheia no consultório médico
1. Ser ativo nas redes sociais
É de conhecimento geral que as pessoas estão presentes e são muito ativas nas redes sociais. Ou seja, não há uma novidade nessa informação. O que há é um reforço: é preciso estar nas redes sociais. Mais do que isso: é preciso ser ativo nas redes sociais. Falta de tempo para fazer publicações e campanhas não pode ser uma desculpa quando se deseja atender mais pacientes.
Até porque, é possível driblar a falta de tempo com a simples contratação de uma agência especializada em marketing médico para fazer a publicações e gerenciar as campanhas. E esse investimento não precisa ser alto. Iniciar com um pacote básico é o suficiente para compreender como funciona o trabalho de especialistas e observar se realmente há resultados. Dependendo de como for, nada impede de ampliar o pacote de serviços.
Além disso, é importante registrar que muitos profissionais que não tem seu próprio perfil nas redes sociais estão sim por lá. Como? Através de seus pacientes. Comentários, avaliações, indicações, agradecimentos, reclamações. Tudo está lá. Tudo é compartilhado. Essa é a característica da sociedade de hoje. Assim, mesmo que você não queira, provavelmente já está lá.
Dessa forma, não é só uma questão de fazer marketing nas redes sociais. Trata-se de ser seu próprio porta-voz, de conduzir o que é falado a seu respeito e do seu trabalho. É ser o responsável pela sua imagem profissional também no mundo digital.
2. Compartilhar informação
Hoje, as pessoas não querem mais ser incomodadas com propagandas interruptivas. Ficar o tempo todo oferecendo algo pode ser uma estratégia perigosa, de efeito contrário. O objetivo é atrair o paciente, não incomodá-lo.
Por isso, a estratégia de marketing de conteúdo vem sendo a escolha de tantos profissionais da Saúde. Publicar informações relevantes ajuda a fortalecer a sua marca, o seu nome. Quem está olhando a timeline do Facebook ou Instagram não está buscando ali um cirurgião cardíaco, mas se houver informações relevantes, vai associá-las a você. Assim, se um dia precisar de um profissional dessa especialidade, lembrará do nome de quem lhe transmitiu confiança.
Compartilhar informação atrai os pacientes a partir desse momento. Portanto, dedicar-se a compartilhar informação de qualidade, relevante, faz parte da rotina dos profissionais que já perceberam a importância do marketing em Saúde. Se não tiver tempo, terceirize a atividade a profissionais de marketing capacitados. Afinal, não é qualquer um que deve cuidar da sua imagem. Sua imagem é seu maior ativo profissional.
3. Manter o bom relacionamento
A pesquisa que a pessoa faz nos buscadores é um ponto de contato para iniciar um relacionamento com ela. Mas, não é o único. Pessoas também entram em contato por intermédio das redes sociais. Então, é preciso saber se posicionar e a forma como se comunicar nesse meio. Uma coisa é certa. Cordialidade e retorno rápido são garantias de se estar no caminho certo.
Porém, o simples fato de ter dado uma boa resposta, quase imediatamente, não é o suficiente para atrair o paciente. É um ponto de partida para o relacionamento digital, que pode e deve se estender até o consultório – e depois da consulta.
Um meio de fazer isso é oferecer algo mais, algo que permita dar continuidade ao relacionamento – tanto no meio digital quanto no consultório.
Por exemplo:
Paciente em potencial: Olá! No consultório médico é aceito [nome do plano de saúde].
Consultório: Olá, [nome da pessoa]. Sim, aceitamos o seu plano. Para quando precisa que seja a consulta.
Paciente em potencial: Ainda vou ver. Obrigada!
Consultório: Certo. Enquanto planeja, posso te fazer uma sugestão? Os dias de menor fluxo de pacientes é na [dia da semana], [tal horário]. Talvez seja mais rápido seu atendimento se você puder vir nesse dia.
Viu só? No exemplo foi oferecida uma informação que a pessoa não tinha. Que paciente sabe quando o médico está menos ocupado? Isso pode fazer com que a conversa prossiga até que a consulta seja agendada.
Outra forma é o relacionamento digital através de informações relevantes por email marketing. No exemplo acima, ao invés da sugestão de um dia e horário de menor movimento, pode ser ofertado algum material educativo ou a assinatura da newsletter ao paciente em potencial. Há um checklist pronto para usar a estratégia sem erros.
Enfim, muito pode ser feito. É tudo uma questão de pensar o que pode agradar o paciente e executar aquilo que realmente parece capaz de aumentar o número de agendamentos de consultas. Podemos colaborar para esse resultado. Vamos conversar?